Da Redação
No âmbito do Festival Viva a Língua, terá lugar no próximo dia 8 de julho, na Casa do Rio Vermelho – casa onde viveram Jorge Amado e Zélia Gattai -, a inauguração da exposição fotográfica “Amado Saramago – Uma visita à Bahia”.
Organizada pelo Consulado Geral de Portugal na Bahia, em parceria com a Fundação José Saramago e Fundação Casa de Jorge Amado, a exposição reúne fotografias inéditas de ambos os escritores tiradas pelo fotógrafo baiano Xando Pereira, durante a visita a Salvador de José Saramago, em 1996.
Durante o evento será transmitida em vídeo a leitura de cartas trocadas entre José Saramago e Jorge Amado, por Pilar del Río e Paloma Amado.
Na ocasião, será lançado no Brasil o livro “Saramago, os seus nomes”, com a presença dos escritores Ricardo Viel e Alejandro Garcia.
Os visitantes poderão ainda visitar o quarto de visitas da Casa Jorge Amado que conta com objetos pessoais de José Saramago.
Quando esteve na Bahia, o português, em companhia dos amigos Jorge e Zélia Amado conheceu o Mercado Modelo de Salvador, passeou pelo bairro do Pelourinho, e teria assistido com os amigos Amado e com o cantor Caetano Veloso a festa de Iemanjá.