Exposição Fotográfica “Bancos Contemplar e Integrar” abre na Casa de Portugal SP

Da Redação

A exposição “Bancos Contemplar e Integrar”, de Catarina Machado, inaugura no dia 2 de Agosto, na Galeria de Artes da Casa de Portugal de São Paulo. Nesta noite, haverá uma apresentação da Orquestra Arte Barroca.

O mobiliário urbano faz parte da função integradora entre o indivíduo e suas ações. Neste contexto, a fotógrafa Catarina Machado nos convida a apreciar imagens captadas em sua viagem por cidades e aldeias de Portugal Continental, do Norte ao Alentejo, no inverno de 2017. Suas percepções sobre a paisagem urbana e os elementos que a constituem, elucida os bancos a partir do olhar silencioso provocando a contemplação, um encantamento sobre os espaços das cidades.

No conjunto de 20 bancos selecionados para esta mostra, Catarina Machado apresenta em sua primeira exposição a diversidade regional e os diferentes desenhos e materiais que expressam as características próprias de cada região portuguesa.

A curadoria é de Débora Sanches, Arquiteta e Urbanista pela PUC Campinas, mestre em Habitação pelo IPT de São Paulo, doutora pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com estágio no Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa. Atualmente é professora de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Catarina fotografou 292 bancos durante 25 dias em várias localidades de Portugal; praças ruas e parques, com as mais variadas formas e enquadramentos. Num primeiro momento pensou em fotografar bancos ocupados por pessoas mas depois decidiu retratar os bancos e sua paisagem do entorno.

“Descobri que por detrás de cada banco há uma história densa que justifica a sua presença ali. A sua estrutura, os materiais utilizados, a sua localização em relação ao Sol, o seu estilo, seu tamanho, tudo tem um por quê em função da sua utilidade e do público a que se destinam. Para mim é uma honra fazer a minha primeira exposição na Casa de Portugal, país que aprendi a admirar, com um povo extremamente acolhedor e que proporciona temas e cenários dos mais variados para todas as lentes. Fico imaginando quantas estórias já foram “ouvidas” pelos bancos, desde uma história de vida, discussões políticas, jogos de futebol, a situação da economia ou até mesmo triviais conversas de vizinhas” relata a autora da mostra e aluna do curso de Fotografia do Centro Universitário Belas Artes.

A Casa de Portugal, no ano em que comemora os 82 anos de sua fundação e o Centro Universitário Belas Artes, instituição fundada em 1925 por Pedro Augusto Gomes Cardim, jornalista, dramaturgo e político brasileiro, filho de portugueses que cursou o Liceu Nacional na cidade do Porto, formando-se posteriormente na Faculdade de Direito de São Paulo onde teve uma vida dedicada à promoção cultural, unem-se para promover a exposição fotográfica “Bancos Contemplar e Integrar”, que estará aberta ao público na Galeria de Artes da Casa de Portugal entre 4 e 18 de Agosto de 2017, de segunda à sexta, das 9 às 17 horas com entrada franca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »