Existe um novo vinho no mundo. E é português!

Por Renata Goulart

“Pinking” –  É como se chama o novo vinho feito a partir da uva Síria, espécie tipicamente portuguesa e considerada a rainha das castas brancas da Região Demarcada da Beira Interior.

Apesar de ser branco, esse vinho ganha uma coloração salmão, usualmente após ser engarrafado, o que fazia com o que os especialistas acreditassem que fosse um defeito da casta. Assim, o que a princípio seria um problema, já que os consumidores poderiam confundi-lo com um vinho rosé ou mesmo pensar que estivesse estragado, acabou por tornar-se uma nova variedade e até mesmo uma virtude desse vinho único!

Foi a partir da dissertação de mestrado de Jenny Silva, enóloga da Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo, que concluiu-se que  o “Pinking” (nome dado a este fenômeno de “pintar” as uvas brancas de rosa) resultava de um fenômeno natural,  que torna em cor rosa-salmão os vinhos produzidos com uvas de castas brancas, nomeadamente a Síria. Segundo Jenny, este fenômeno está relacionado às condições climáticas, “nomeadamente com a temperatura média registrada nos dez primeiros dias do mês de outubro, que coincide com o final do processo de maturação das uvas brancas desta região.”

A Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo pediu a patente nacional e internacional do “Pinking”, já que esse seria o único vinho no mundo que, sendo vinificado a partir de uvas brancas, apresenta coloração rosa-salmão no vinho final.

Desde o dia 7 de julho já pode ser encontrado a venda, especialmente em lojas gourmet e na própria Adega da região. Segundo informações da própria Adega o vinho apresenta 13° de teor alcóolico, é bastante fresco e aromático e vinificado com 100% de uvas brancas da casta Síria.

 

Estou aceitando garrafas de presente para fazer a degustação e contar pra vocês!

*Texto adaptado a partir da notícia publicada no Jornal Expresso (expresso.sapo.pt)

 

Por Renata Goulart de Carvalho Costa

Autora do blog dedicado à gastronomia portuguesa Delícias no Tacho – www.deliciasnotacho.com.br. Apaixonada pela culinária e cultura lusa. Escreve semanalmente para o Mundo Lusíada Online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *