Por Igor Lopes
O evento “Portugal 360”, organizado pelo governo português, teve início neste dia 17, no Rio de Janeiro. Autoridades portuguesas e brasileiras estiveram presentes na manhã desta quinta-feira na Cidade das Artes, na Zona Oeste carioca, para inaugurar o encontro que vai ocorrer até 20 de maio.
Serão realizadas palestras, workshops, comunicações, degustações e momentos de network entre os visitantes. Os temas abordados giram em torno da cultura, turismo, sociedade, ensino superior, modo de vida do português, hotelaria, desporto, entre outros.
“O evento é também uma partilha. É perceber o que Portugal está fazendo no turismo e na inovação. Com práticas e exemplos que podem ser replicados em muitos locais. É um espaço de aprendizagem. É um país aberto e inclusivo, que acolhe quem vai nos visitar, estudar ou trabalhar”, comentou Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, que realçou que a ida de turistas brasileiros para Portugal aumentou 40 por cento nos últimos anos.
Marcelo Alves, presidente da Riotur, empresa pública de turismo local, reconheceu que o evento será um sucesso e que “pretende trabalhar mais a vinda de portugueses para o Brasil”.
Na opinião do Secretário de Estado de Turismo do Rio, o “Portugal 360” é “importantíssimo para esses dois países que se comunicam com facilidade”.
Por fim, o cônsul-geral de Portugal no Rio, Jaime Leitão, sublinhou que o evento português deve ser reconhecido pelas suas atividades turísticas, culturais e musicais.
Confira a programação completa do Festival Portugal 360 no site >>