Europa oferece parceria ao Brasil em aparelho contra o câncer de mama, em testes em Portugal

Da Redação

Portugal propõe trazer aparelho de Tomografia por Emissão de Pósitrons para combater ao câncer de mama no Brasil.
Portugal propõe trazer aparelho de Tomografia por Emissão de Pósitrons para combater ao câncer de mama no Brasil.

Em 27 de setembro, a Organização Europeia de Pesquisa Nuclear propôs parceria ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no combate ao câncer de mama no Brasil. A proposta é trabalhar com um aparelho que viabilize uma Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET).

A PET traz mais eficiência na detecção preventiva de câncer e está em fase de testes em Portugal – pouco mais de 20 mulheres consultadas. A tomografia por emissão de pósitrons produz imagens mais nítidas, em 3D, ou em fatias, diagnosticando com mais facilidade e rapidez a presença de câncer.

Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, para que seja desenvolvida a parceria, é preciso discutir os modelos institucionais adequados. “Evidentemente que o projeto tem que ser enquadrado no programa Inova Empresa, associado ao complexo da saúde”.

Responsável pela realização do encontro, o professor titular de física da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Alberto Santoro, ressaltou que o aparelho é capaz de fornecer mais certeza no diagnóstico de câncer, já que as imagens são mais nítidas. “Doze mil mulheres morrem por ano no Brasil porque o câncer de mama não é detectado com rapidez. Esse aparelho poderia resolver esse problema”.

Também participaram da reunião representantes do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

1 comentário em “Europa oferece parceria ao Brasil em aparelho contra o câncer de mama, em testes em Portugal”

  1. Adorei a materia de 08/10 sobre a proposta de parceria para uso do PET, torço para que seja um sucesso tanto a parceria quanto os resultados da pesquisa ou teste por assim dizer, é imprescindível que algo eficaz seja feito em favor da redução ou melhor ainda da extinção deste mal que afeta tão drasticamente as mulheres não só do Brasil mas do mundo, aos Proponentes da parceria e aos cooperadores da causa e em nome de todas as mulheres brasileiras agradeço profundamente a iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *