Da Redação
Com Lusa
Os Estados Unidos vão disponibilizar 650 mil dólares (578 mil euros) para apoiar a Direção Provincial de Saúde de Tete, no centro de Moçambique, informa um comunicado da embaixada norte-americana em Maputo.
O apoio “representa um novo capítulo de uma parceria de longa data entre os governos americano e moçambicano e irá resultar numa prestação de serviços de saúde mais eficaz e eficiente na província de Tete”, refere o documento, distribuído à imprensa.
O montante irá servir para apoiar a prestação de saúde, com destaque para pessoas portadoras de HIV/Sida, acrescenta documento.
A província de Tete tem uma das taxas mais baixas de prevalência do HIV no país, segundo dados avançados pelo governo norte-americano.
A estimativa mais recente da prevalência do HIV/Sida entre moçambicanos com idade entre 15 e 49 é de 13,2%.
O número de doentes com HIV/Sida que beneficiam de tratamento anti-retroviral em Moçambique triplicou entre 2013 e 2017.
O país continua a ser o segundo da África austral e oriental com maior número de novas infeções por ano, depois da África do Sul, segundo dados de organizações internacionais.