Da Redação
Com Lusa
Chefes de cozinha da Argentina, Paraguai e México se juntaram em 10 de fevereiro a chefes portugueses, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril (Cascais), para participarem num encontro para a troca de experiências de diferentes culturas gastronômicas.
Na presença de 500 alunos do curso de cozinha da escola do Estoril e de outros estudantes vindos da América Latina, os especialistas nacionais e internacionais confeccionaram pratos típicos dos seus países, num encontro intitulado Estoril Cooking 2012.
O chef Paulo Anastácio, professor na Escola Hoteleira do Estoril e organizador do evento, explicou à agência Lusa que o objetivo o encontro, que se realiza pela primeira vez, é trocar conhecimentos e partilhar culturas ao nível da gastronomia.
“Vai ser um dia cheio de atividades, com aulas de cerca de 50 minutos em que cada um dos chefes vai executar receitas da sua origem e o que se pretende é mostrar aos portugueses aquilo que é a cultura latino-americana e também divulgar a nossa gastronomia”, sustentou.
Paulo Anastácio afirmou que a iniciativa de realizar um primeiro encontro com chefes de países da América Latina surgiu pela sua “curiosidade em conhecer melhor e dar a conhecer uma cozinha que parece simples, mas não é”. “Nós não conhecemos a maioria dos produtos deles, porque há muitos que não chegam à Europa e a verdade é que têm produtos muito diversificados e é uma cozinha muito rica”, sublinhou.
Professora no Instituto Garofalo, no Paraguai, a chef Jazmin Garofalo foi uma das participantes e, pela primeira vez em contato com a cozinha portuguesa, ficou “encantada” com a “amabilidade e talento” dos alunos e com a qualidade dos pratos portugueses. “Não é fácil encontrar gente tão aberta e amável noutros países. Sinto-me uma rainha, os alunos são espetaculares”, disse a chef paraguaia que disse ser “amante dos peixes e dos mariscos portugueses”.
Alunos do México e Paraguai quiseram acompanhar os seus chefes e vieram também ao Estoril conhecer a gastronomia portuguesa e à procura de novos cursos. “Gostava de voltar para tirar um curso mais alargado aqui no Estoril que me parece ser muito completo e os alunos parecem estar muito bem preparados”, afirmou Vanessa Franco, aluna no Paraguai.
Sobre o que já aprendeu da cozinha portuguesa, Vanessa disse ter gostado da parte da pastelaria e das sobremesas, tendo ficado “admirada com tantos ovos” que são utilizados.
Da parte da manhã, o chef João Antunes preparou um prato típico português, à base de alheiras e raia, com azeite e tomate, tipicamente português. A chef Jazmin Garofalo confeccionou lombinhos de porco com rum, mel de cana, pimentos e noz moscada e a especialista mexicana, Yadel Burelo, preparou um prato à base de alcaparras e diferentes malaguetas.
Segundo a organização, o Estoril Cooking irá se repetir no próximo ano, alargando o encontro para dois dias.