Portugal vira sobre a Escócia com o gol 901 de Cristiano Ronaldo

Destaques da semana
Por Emídio Tavares

 

Liga Das Nações

Portugal vira sobre a Escócia com o gol 901 de Cristiano Ronaldo

Portugal enfrentou neste domingo (08/09), a Escócia na segunda partida da seleção das quinas valendo pela Liga das Nações, novamente no estádio da Luz e novamente com uma vitória por 2 a 1. Martinez deixou CR7 no banco e mandou a campo Diogo Costa; Nélson Semedo, Antonio Silva, Rúben Dias e Nuno Mendes; João Palhinha , Bernardo Silva e Bruno Fernandes; Pedro Neto, Diogo Jota e Rafael Leão. Mas foi a Escócia que abriu o marcador logo aos 6 minutos da primeira etapa, com McTominay escorando de cabeça sem marcação. Mesmo em desvantagem, Portugal ditou o ritmo do jogo e manteve a posse de bola, mas teve algumas dificuldades para resumir o alto volume em gols. Para a 2ª etapa, Martinez colocou Cristiano Ronaldo no lugar de Pedro Neto e Rúben Neves no lugar de João Palhinha. E logo aos 9 minutos da etapa complementar, Bruno Fernandes fez o gol de empate, arrematando forte, após assistência de Rafael Leão. Martinez ainda colocou João Neves no lugar de Bernardo Silva, João Félix no lugar de Rafael Leão e Diogo Dalot no lugar de Nelson Semedo. Portugal então aumentou o volume de jogo e Cristiano Ronaldo colocou duas bolas nas traves escocesas. E aos 43 minutos, CR7 deu a virada para a seleção das quinas, completando para o fundo do gol, o cruzamento de Nuno Mendes, decretando a segunda vitória portuguesa na Liga das Nações com o seu gol 901 na carreira. No outro jogo do grupo, a Croácia recebeu a Polônia e venceu por 1 a 0. Com estes resultados Portugal lidera o grupo com 6 pontos, Croácia e Polônia tem 3 pontos e a Escócia está zerada. Nas duas próximas rodadas, Portugal será o visitante, contra a Polônia no dia 12/10 e contra a Escócia no dia 15/10. Depois Portugal receberá a Polônia no dia 15/11 e encerra a fase de classificação, visitando a Croácia em 18/11.

No Jogo Dos 900 Gols de CR7, Portugal Vence, Mas Não Convence

Portugal estreou na quinta-feira (05/09), sua participação na Liga das Nações, na Luz frente a Croácia, vencendo por 2×1, mas não convencendo.  Martinez mandou a campo Diogo Costa; Dalot e Nuno Mendes (destaque da partida), Ruben Dias e Gonçalo Inácio; Vitinha (dispensado após o jogo por lesão muscular), Bernardo Silva e Bruno Fernandes; Cristiano, Rafael Leão e Pedro Neto. Portugal até começou bem, abrindo o marcador logo aos 7 minutos quando Nuno Mendes encontrou Bruno Fernandes a entrada da área e esse serviu Dalot para o gol inaugural. Aos 34, novo passe de Nuno Mendes para Cristiano, dentro da pequena área fazer o 2×0 e seu gol de número 900. Aos 41, numa bola cruzada na área, Dalot tentou desviá-la dentro das áreas e marcou contra. Com o placar favorável, Martinez resolveu no 2º tempo recuar o time, sacando Pedro Neto e fazendo entrar João Neves, e sacando Rafael Leão para entrar Nelson Semedo. As mudanças, muito infelizes por sinal, deram campo para a Croácia crescer e encurralar Portugal do meio de campo para traz, só não conseguindo o empate por puro azar. Aos 32 foi a vez de Gonçalo Inácio dar o lugar para Antonio Silva. Já perto do final, Cristiano saiu para a entrada de Diogo Jota, e Vitinha, machucado, saiu para a entrada de Pote. Vitória magra e pouco convincente da seleção lusa, que precisa muito melhorar do meio de campo para frente, caso queira evoluir na disputa. No outro jogo do grupo, a Polônia, nos acréscimos e de pênalti, derrotou na Escócia os donos da casa por 3×2.

Cinco portugueses nas diversas categorias de disputa da Bola De Ouro

A revista francesa France Footboll divulgou na quarta-feira (04/09), os concorrentes às diversas categorias da Bola de Ouro, e dentre elas temos portugueses concorrendo:

Melhor Jogador: Ruben Dias e Vitinha

Melhor Jovem Jogador (abaixo de 21 anos): João Neves

Melhor Goleiro: Diogo Costa

Melhor Técnica: Filipa Patão

 

Liga Portuguesa De Futebol Temporada 2024/2025

Por conta da data FIFA e jogos das Liga das Nações, a 5ª jornada da Liga Portuguesa de Futebol só voltará na próxima semana com os seguintes confrontos:

Sexta-feira (13/09)

Arouca x Sporting (20:15h)

Sábado (14/09)

Casa Pia x Moreirense (15:30h)

AVS SAD x Rio Ave (18h)

Famalicão x Gil Vicente (20:30h)

Benfica x Santa Clara            (20:30H)

Domingo (15/09)

Porto x Farense (15:30h)

Estoril x Nacional (18h)

Sp. Braga x V. Guimarães (20:30h)

Segunda-feira (16/09)

Estrela Amadora x Boavista (20:15h)

 

Últimas Notícias

Sporting

Conrad Harder, atacante dinamarquês de 19 anos que atuava pelo Nordsjaelland, é o novo reforço do Sporting, ao custo de 19 milhões de euros e mais 4 milhões em possíveis metas a serem alcançadas. Sua cláusula foi fixada em 80 milhões e o jogador receberá 500 mil euros líquidos por ano.

Nesse fechamento de mercado o Sporting gastou em compras 52,9 milhões de euros (Kovacevic por 4.8; Debast por 15.5; Maxi Araújo por 13.6; Harder por 19); e arrecadou em vendas e empréstimos 40,55 milhões (Paulinho por 7.7; Mateus Fernandes por 1; Fatawu por 17; Jovane por 800 mil euros; fora os jogadores que não tiveram contrato renovado ou foram liberados e ficaram livres no mercado como Adan, Coates e Neto), fechando com um saldo negativo de menos 12,35 milhões de euros.

Jovane Cabral, fora dos planos de Amorim, foi vendido por 800 mil euros (90% do passe) para o Estrela da Amadora.

Benfica

Sem dinheiro para pagar à vista a multa rescisória de Roger Schmidt, o Benfica continuará pagando seu salário até o término de seu vínculo (que se acontecer gerará um gasto de 20 milhões de euros), ou até que o treinador comece a trabalhar em outra equipe, o que automaticamente, pela lei da FIFA, abonará o time da Luz de qualquer gasto com o ex-treinador.

Na quinta-feira (05/09) Bruno Lage, que já trabalhou na base encarnada de 2004 a 2011 e de 2018 a 2019, quando assumiu a equipe principal em substituição a Rui Vitória, pegando a equipe com 7 pontos atras do Porto e terminando como campeão nacional e na sequência campeão com goleada em cima do Sporting na Supertaça de Portugal, passando depois pelo Wolverhampton e Botafogo do Rio, foi contratado por 2 temporadas para dirigir o Benfica. O salário não foi divulgado, mas com certeza será maior do que auferiu a época em que conquistou o campeonato nacional, e que era de 1 milhão de euros líquidos por temporada. Na primeira passagem pelo Benfica como técnico principal, Lages estreou contra o Rio Ave estando a perder por 2×0 logo nos 20 minutos iniciais, mas conseguiu virar a partida numa vitória expressiva de 4×2.

Após 3 temporadas na Luz e 149 jogos, João Mário foi emprestado ao Besiktas até o final da temporada, por 5 milhões de euros, mas com cláusula obrigatória de compra ao final do empréstimo por valor ainda não revelado.

O atacante turco Akturkoglu foi contratado no fechamento da janela por 12 milhões de euros junto ao Galatasaray, que fica ainda com 10% em caso de venda futura. O vínculo será de 5 temporadas.

Porto

Galeno chegou a ser negociado na segunda-feira (02/09) com o Al-Ittihad da Arábia, com quem assinaria contrato de 5 temporadas para receber 6,5 milhões de euros por temporada. O Porto receberia 50 milhões de euros pelo jogador, que teve 2 passagens pela equipe completando 7 anos a envergar a camisa azul e branca. Mas no final da tarde o time árabe deixou de responder as chamadas do Porto porque o antigo CEO e ex-presidente da SAD do Benfica, Domingos Soares de Oliveira, que hoje é diretor do Al-Ittihad, juntamente com o espanhol e diretor Ramon Planes, vetaram a contratação por acharem o valor absurdo e optaram em cima da hora por contratar pela metade do valor, o jovem atacante holandês do Ajax, Steven Bergwijn. A direção do Porto promete recorrer à FIFA.

Tiago Djalo, ex-zagueiro leonino que em 2018 trocou o Sporting pelo Milan, foi contratado por empréstimo pelos dragões junto a Juventus por 1 temporada, com salário bancado meio a meio pelas equipes envolvidas (2 milhões anuais pagos pelo Porto e 2 milhões pela Juventus).

Braga

Entre as vendas e empréstimo que fez (Álvaro Djalo, AL Musrati, Abel Ruiz, Serdar, Banza e outros), e as compras (Bright, El Quazzani e outros), o Braga fechou com um saldo positivo de 33,2 milhões de euros.

Guimarães

Já o time vimaranense obteve um saldo positivo no balanço de compras e venda de 10,95 milhões de euros (gastou 1,85 em compras e lucrou 12,8 milhões em vendas).

AVS SAD

Ochoa, veterano goleiro de 39 anos da seleção mexicana, é o novo contratado do AVS SAD.

Paraolimpíadas

Portugal ganhou 3 medalhas domingo da semana passada (01/09) nas Paraolimpíadas. A 1ª foi com Miguel Monteiro que conquistou o ouro, na prova de lançamento de peso F40 para atletas com nanismo. A 2ª foi prata para Diogo Cancela (amputado de um braço), que ficou em 2º lugar na prova de natação para atletas amputados (Classe SM8). E a 3ª, mais um ouro, foi para Cristina Gonçalves na prova de bocha individual (BC2), ao derrotar uma sul-coreana por 4-1.

Já na quarta-feira (04/09) o para ciclista luso de 51 anos, Luís Costa, conquistou o bronze na prova de contrarrelógio H5, e a primeira nessa categoria para o ciclismo português.

Na quinta-feira (05/09), Sandro Baessa conquistou a 5ª medalha para Portugal, desta feita a prata, nos 1500 metros categoria T20 (deficiência intelectual).

Na sexta-feira (06/09), o judoca luso Djibrilo Iafa, na categoria abaixo de 73 kg J1(cegos totais), com um waza-ari no minuto final venceu um adversário brasileiro e conquisto o bronze, a 6ª medalha de Portugal.

Outro bronze veio no sábado (07/09), com a atleta Carolina Duarte, conquistando o 3º lugar nos 400 metros da categoria T13.

 

Portugueses pelo Mundo

Danilo Pereira foi negociado pelo PSG com o Al-Ittihad da Arábia, a pedido do ex-treinador do clube francês, Laurent Blanc.

Podence, que pertencia ao Wolverhampton, mas na temporada passada atuou pelo Olympiakos, foi vendido ao Al-Shabab da Arábia, comandado por Vitor Pereira.

Pepa, técnico português que no Brasil dirigiu o Cruzeiro, acaba de assinar contrato para dirigir o Sport Recife, atual 7º colocado da série B do Brasileirão.

Fernando Santos, agora como técnico do Azerbaijão, perdeu mais uma, e desta feita em casa pela Liga C das Nações, por 3×1 para a Suécia de Gyokeres, que fez um gol e deu uma assistência.

 

Deixe uma resposta