Mundo Lusíada
Portugal e Alemanha entram em campo nesta segunda-feira (16.06), às 13h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, sob grande pressão. Não só pelo fato de estrearem pelo Grupo G, um dos que prometem mais equilíbrio na Copa do Mundo da FIFA 2014, mas também para manter o alto nível do primeiro jogo realizado na capital baiana.
A goleada de 5 x 1 aplicada pela Holanda sobre a atual campeã Espanha segue viva na memória de todos os fanáticos pelo futebol. Agora, a expectativa é de outro grande duelo, desta vez entre os favoritos alemães e a seleção portuguesa, liderada pelo melhor do mundo Cristiano Ronaldo.
No domingo dia 15, portugueses e alemães estiveram na Fonte Nova para conhecer o estádio, fazer o último treino antes do duelo e conversar com a imprensa sobre a estreia no Mundial.
O assunto principal, é claro, foi Cristiano Ronaldo. O atacante do Real Madrid foi bombardeado com perguntas em relação à lesão que o afetou no fim da temporada europeia. O jogador deixou claro que não sente mais o problema e, esbanjando bom-humor, disse que considera os alemães favoritos, mas que seus companheiros não devem temê-los.
“Os problemas já estão ultrapassados”, resumiu. “Obviamente queria estar sem nenhuma dor, mas desde que jogo futebol não houve um dia em que jogasse sem dores. Faz parte. São ossos do ofício, como dizemos em português. Estou preparado e com muita vontade de fazer um bom campeonato”, explicou. “Se estou aqui, é porque quero jogar e ajudar a seleção. Se eu sentir algum problema durante o jogo, o que tenho certeza que não vou sentir, vou ser o primeiro a falar. Não vou colocar a minha carreira em risco por causa de um jogo.”
Por fim, Cristiano Ronaldo agradeceu o apoio do público brasileiro e convocou a torcida a torcer para Portugal diante dos alemães. “Eles têm apoiado a seleção portuguesa, não só a mim. Espero que isso possa se refletir durante o campeonato. Tenho curiosidade para ver como será amanhã, mas quero dizer muito obrigado ao povo brasileiro por ter apoiado a seleção”, encerrou.
Embora contem com alguns dos principais jogadores do mundo em suas seleções, os técnicos Paulo Bento e Joachim Low, comandantes de Portugal e Alemanha, respectivamente, optaram por reforçar a importância dos elencos que têm nas mãos.
Ambos fizeram mistério em relação à escalação, mandando o recado de que todos serão importantes para o possível sucesso de suas equipes. “O time está mais unido e esse período trouxe um sentimento bom. Eles sabem o que precisam fazer e, principalmente, que precisamos de 23 jogadores para ser campeões” afirmou Low. “Os 23 que estão aqui querem que as coisas saiam bem para a seleção, para depois serem reconhecidos individualmente”, acrescentou Bento.
Alemão busca recorde
Bem menos badalado que Cristiano Ronaldo, o atacante alemão Miroslav Klose tem 14 gols marcados no Mundial e precisa de apenas mais um para se tornar o maior goleador da história da competição ao lado do brasileiro Ronaldo. Se fizer dois ou mais, Klose se isola na artilharia do torneio, deixando o Fenômeno para trás.
Além dos grandes craques e estrelas do futebol mundial que estarão em campo, a Arena Fonte Nova receberá também a chanceler alemã Angela Merkel nesta segunda-feira. Ela vai assistir à estreia da seleção de seu país ao vivo. Merkel se encontrou com a presidenta Dilma Rousseff na tarde do dia 15 em Brasília.
Torcidas em Salvador
Assim como foi na primeira partida da Copa na Fonte Nova, a expectativa é de grande presença de torcedores alemães e portugueses no estádio. Segundo Petra Schaeber, cônsul da Alemanha na Bahia, cerca de cinco mil ingressos foram vendidos na Alemanha. Já de acordo com João Manoel Lomba, cônsul de Portugal no estádio, “entre três e quatro mil turistas” estão vindo a Salvador.
A programação para os alemães não ficará restrita ao estádio. “Todas as partidas da seleção alemã serão transmitidas no Goethe Institut/Instituto Cultural Brasil-Alemanha. Além disso, no dia do jogo, haverá uma van na Praça da Sé prestando informações turísticas e consulares”, informou Schaeber.
Já para os portugueses, haverá um ponto de reunião para organizar a ida à Fonte Nova. “Vamos nos concentrar a partir das 8h no Largo da Mariquita, no bairro do Rio Vermelho, e, às 11h, no restaurante A Porteira, no Dique do Tororó, em frente ao estádio”, explicou Lomba.
O cônsul de Portugal acredita que a partida entre Alemanha e Portugal será um grande espetáculo. “Talvez seja um dos melhores jogos desta Copa. Não é um jogo decisivo, mas a vitória portuguesa é importante”, torce o cônsul. “Calculamos que entre 3 e 4 mil turistas portugueses estejam vindo a Salvador. Os aviões tem chegado cheios”. Há ainda os portugueses e filhos que residem na Bahia, número que ultrapassa as 8 mil pessoas, de acordo com José Manoel.
O português foi questiona também pela imprensa quanto aos protestos populares recentes. “A existência de protestos populares significa que há democracia e liberdade de imprensa. A Copa será um êxito”, finalizou o cônsul português.
A Câmara Portuguesa de Comércio da Bahia divulgou que a comunidade lusa em Salvador faria uma recepção à Seleção Portuguesa, que desembarcou às 20h de sábado em Salvador, com animada carreata rumo ao hotel. Após o jogo, a festa continua no Nº 1 Futebol Bar na Merceária Bahia Marina, com transmissão do jogo nos telões do bar a partir de meio dia e o acesso é gratuito.