Metodologia brasileira presente no 2º Congresso Internacional de Atividades Aquáticas em Portugal

Da Redação

 

A Metodologia Gustavo Borges, representada por seu Consultor Pedagógico Almir Marchetti, esteve presente de 4 a 6 de outubro no II Congresso Internacional de Atividades Aquáticas realizado em Évora, Portugal.

Na ocasião, dois importantes estudos sobre Natação Infantil foram apresentados: Natação e saúde: um olhar sobre o coração em distintos níveis do nadar e Estudo longitudinal sobre os impactos de um programa de natação em oito níveis de aquisição o nadar: do bebê ao adolescente.

Numa das pesquisas apresentadas, 200 habilidades foram avaliadas, sendo 5 habilidades por nível, 5 sub-habilidades para cada habilidade e em 8 níveis pedagógicos. Como resultados, foram registradas evoluções em todos os níveis de habilidades do nadar, indicando a eficiência do programa, sendo que estas evoluções entre os níveis apresentaram curvas de desenvolvimento similares, sugerindo que a progressão de complexidade parecia ser desafiadora para etapa de aquisição.

Além disso, foi possível identificar habilidades que necessitam olhares mais aprofundados em função da aquisição delas apresentar níveis diferenciados de progresso, indicando a necessidade hipotética de maiores quantidades de prática e/ou ajustes nas didáticas de intervenções. E, por fim, o acompanhamento recorrente faz se necessário para futuros ajustes em função da magnitude do alcance do programa atingir dimensões continentais.

Natação e saúde: um olhar sobre o coração em distintos níveis do nadar

Na segunda apresentação, partiu-se da premissa que o período pós-pandemia foi marcado na natação formativa infantil brasileira com a preocupação dos tutores para maior ênfase nos programas que estimulassem melhores níveis de saúde das crianças ultrapassando até a segurança aquática. Segundo ACSM (2008), os níveis ótimos de frequência e intensidade de esforço para manutenção e potencialização da saúde para crianças de 2 a 5 anos são 2 horas de atividade física moderada a vigorosa por dia e de 6 a 17 anos 1 hora de atividade física moderada a vigorosa por dia.

No entanto, ainda não é claro se um programa centrado na aquisição de habilidades do nadar, também possa resultar em estímulos adequados ao bom desenvolvimento do sistema cardiovascular.

Com a Metodologia aplicada em 122 crianças com média de idade 8 (2,73) anos, em 5 níveis pedagógicos, 3 instituições em 2 cidades, os resultados indicaram níveis de intensidades caracterizadas como moderados, correspondendo parcialmente as recomendações mundiais. “Iniciativas futuras, devem se concentrar em estratégias que aumentem as intensidades das sessões de natação”, explicou Almir.

Sobre a Metodologia Gustavo Borges (MGB)

A Metodologia Gustavo Borges (MGB), fundada em 2005 pelo empresário, economista e um dos principais nomes da natação mundial por suas trajetória e conquistas olímpicas Gustavo Borges, tem como lema “Águas da Transformação”, que parte do conceito Educar por Meio da Natação.

Com isso, tendo a piscina como sala de aula, o objetivo é proporcionar aos alunos, desde os primeiros meses de idade, uma experiência diferente com a natação, o esporte e as suas infinitas possibilidades. Sendo assim, há não só o aprendizado, desenvolvimento e evolução, como também a entrega de segurança aos pais e alunos por meio da credibilidade de uma método de ensino inovador que abrange um desenvolvimento global do aluno com o acompanhamento de uma plataforma exclusiva 100% digital, na qual os pais têm acesso a todo desenvolvimento dos filhos nas aulas, assim como a evolução deles, as conquistas e os itens que precisam ser melhorados.

Segundo o brasileiro, tudo isso torna a MGB como a maior rede de aprendizado em natação formativa do mundo. Mais informações em https://www.metodologiagb.com.br/.

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