Da Redação
O FC Porto assegurou a contratação do futebolista brasileiro Pepê ao Grêmio, por 15 milhões de euros, tendo o jogador assinado contrato até 2026, válido a partir da próxima temporada, informou nesta sexta-fira o clube portista no site oficial.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os ‘dragões’ anunciaram ter chegado a acordo com o emblema brasileiro “para a aquisição dos direitos desportivos do atleta Eduardo Gabriel Aquino Cossa (Pepê) pelo montante de 15 ME, acrescido do montante relativo à solidariedade, de 487.500 euros”.
“O FC Porto e o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informam, conjuntamente, terem chegado a um acordo para a transferência dos direitos econômicos do atleta Pepê. O jogador permanece no Grêmio até ao final do mês de junho, apresentando-se na Invicta no início do próximo período de transferências internacionais, a 1 de julho de 2021” informa o clube.
Aos 23 anos, o atacante do Grêmio de Porto Alegre rubrica um vínculo com os Dragões válido por cinco temporadas, até 2026, com uma cláusula de rescisão cifrada nos 70 milhões de euros. Pelos direitos desportivos do primeiro reforço para a época que se avizinha, o FC Porto desembolsa a quantia de 15 milhões de euros.
Natural do Paraná, Eduardo Gabriel Aquino Cossa – Pepê no mundo do futebol -, começou a carreira como futebolista num clube local, o Foz do Iguaçu, antes de rumar por empréstimo ao Coritiba. Após o regresso a casa, foi recrutado pelo Grêmio e mudou-se para Porto Alegre para integrar os escalões jovens do tricolor.
Em cinco épocas ao serviço do emblema da capital do Rio Grande do Sul, Pepê venceu três campeonatos gaúchos e participou em 86 jornadas do Brasileirão, durante as quais marcou 20 gols e 10 assistências.
Na presente campanha às ordens de Renato Gaúcho, o atacante de 1,75 metros soma nove remates certeiros e cinco passes para gol. Na última edição da Taça dos Libertadores da América, Pepê atuou em oito partidas, marcou três gols e foi figura de destaque na caminhada do Grêmio até as quartas de final.
O polivalente destro – que completa 24 anos no próximo dia 24 de fevereiro – conta ainda com seis chamadas à seleção brasileira de Sub-23 para disputar a qualificação sul-americana rumo aos Jogos de Tóquio. Em meia dúzia de encontros no âmbito do Torneio Pré-Olímpico, Pepê fez o gosto ao pé em três ocasiões e ajudou o Brasil a garantir a presença nas Olimpíadas de 2020, a realizar este Verão na capital japonesa.