Destaques Semana: Justiça quer suspender Benfica de todos os esportes por até 3 anos

Destaques Da Semana
Por Emídio Tavares

 

Justiça quer suspender Benfica de todos os esportes por até 3 anos

Essa semana o Ministério Público português trouxe à tona novamente o Caso dos E-mails envolvendo as SADs de Benfica e V. Setúbal, arroladas em corrupção ativa, oferta indevida de vantagens, manipulação de resultados de jogos e fraude fiscal qualificada entre os anos de 2016 e 2019. O MP, que ilibou Rui Costa de qualquer responsabilidade, pede, em caso de condenação, as seguintes punições aos envolvidos:

Benfica e V. Setúbal=> suspensão de todas as competições desportivas das SADs por um período de 6 meses a 3 anos.

 Setúbal=> pagamento solidário ao Estado de uma verba na casa de 1,6 milhões de euros.

 Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves =>proibição do exercício de atividade diretiva no esporte e ou profissional em caso de agente desportivo, por 1 a 5 anos, além do pagamento solidário de ambos ao Estado de uma verba na casa de 900 mil euros cada um.

Fernando Oliveira, Vitor Valente e Paulo Grencho=> proibição do exercício de atividade diretiva no esporte e ou profissional em caso de agente desportivo, por 1 a 5 anos, além do pagamento solidário ao Estado de uma verba na casa de 1,6 milhões de euros cada um.

Vitória De Setúbal Volta A Respirar

O V. Setúbal, que começou na semana retrasada sua participação na 2ª Divisão Distrital de Setúbal após ser impedido de disputar a 3ª divisão por conta de dívidas, parece estar ressurgindo das cinzas. Seus maiores credores, o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social e a Parvalorem (entidade responsável pela gestão de uma carteira de créditos, imóveis e outros ativos que detêm 14 milhões dos 21 milhões de euros da dívida sadina), juntamente com os credores minoritários, aprovaram no dia 3 deste mês o plano de recuperação judicial (antigamente chamado de concordata), conhecido como PIRE. Resta agora a homologação dos órgãos competentes para que o Vitória de Setúbal possa aos poucos saldar suas dívidas para um dia poder voltar a brilhar no cenário maior do futebol português.

 

Liga das nações

Muralha escocesa anula Portugal: Escócia 0x0 Portugal

Portugal enfrentou na terça-feira (15/10) em Glasgow a seleção da Escócia, com um time novamente totalmente reformulado, graças as experiencias frequentes do técnico Martinez, que embora necessárias, impedem a formação de um entrosamento do elenco. As mudanças desta feita foram as entradas de Cancelo, Palhinha, Vitinha, Francisco Conceição e Diogo Jota. A etapa inicial foi marcada pela forte retranca dos donos da casa, pelas jogadas improdutivas de Francisco Conceição ciscando muito, mas nada produzindo, e pela forte marcação em cima de Cristiano, que além disso era pouco acionado. Sem conseguir furar a defesa escocesa, Martinez esperou 15 minutos do 2º tempo para fazer mudanças, trocando Diogo Jota por Rafael Leão, Palhinha por Ruben Neves e Francisco Conceição por Bernardo Silva. As mudanças deixaram Portugal muito mais ofensivo (embora também sofrendo mais contra-ataques), principalmente pelas pontas onde Rafael Leão criava e infernizava a zaga da casa. Mas as jogadas não chegavam a termo, principalmente porque Bruno Fernandes, Bernardo Silva e Nuno Mendes (pela ala) não conseguiam penetrar na área ou fazer a bola encontrar CR7 em condições de conclusão. Numa única jogada perto do final da partida, Bernardo Silva chutou dentro da área, para defesa no susto do goleiro escocês, que quase deu rebote para Cristiano. Num último suspiro, faltando 2 minutos, Martinez trocou Vitinha por João Félix, e Cancelo por Nelson Semedo, mas já não havia mais tempo para coisa alguma. Primeiro empate de Portugal e primeiro ponto da Escócia. No outro jogo, Polônia e Croácia empataram por 3 gols. Portugal lidera o grupo com 10 pontos, seguido por Croácia com 7, Polônia com 4 e Escócia com 1.  As duas últimas jornadas desta fase da Liga das Nações acontecerão em 15 de novembro, quando Portugal receberá a Polônia e em 18 do mesmo mês, quando jogará fora contra a Croácia.

 

TAÇA DE PORTUGAL

A 3ª eliminatória da Taça de Portugal, ocorreu essa semana com os seguintes resultados nos principais confrontos:

Sexta-feira (18/10)

Portimonense 1×2 Sporting (20:15h) – com dois gols no apagar das luzes (Benedict aos 42 da etapa final para os donos da casa, e novamente Harder para os Sporting no 4º minuto de acréscimo, ele que já houvera marcado aos 40 minutos da etapa inicial), o Sporting eliminou o Portimonense e evoluiu para a 4ª fase da Taça de Portugal.

Sábado (19/10)

Belenenses 0x2 Gil Vicente (11:00h)

Gondomar 0x1 S. Clara (15:00h)

Paços de Ferreira 1×3 V. Guimarães (16:15h)

Anadia 1×3 E. Amadora (17:00h) – Na prorrogação, após empate por 1 gol no tempo regulamentar.

1º de Dezembro 1×2 Braga (17:30h)

Pevidém 0x2 Benfica (20:15h)

Domingo (20/10)

Leiria 2×1 Nacional (15:00h)

Sintrense 0x3 Porto (17:00h)

Varzim 1×0 Boavista (18:45h)

Liga Portuguesa De Futebol Temporada 2024/2025

A 9ª  jornada só acontecerá no próximo final de semana (de 25/10 a 27/10), por conta da data FIFA para jogos da Liga das Nações e pela realização da 3ª eliminatória da Taça de Portugal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sporting

Por conta dos 93 fogos de artificio que sua torcida deflagrou no jogo frente ao Lille no Alvalade XXI, o Sporting recebeu a multa recorde da UEFA de 74 mil euros.

Marítimo

Após pouco mais de 40 dias no cargo, onde em 5 jogos obteve 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, Silas não resistiu no comando da equipe e anunciou sua saída na quarta-feira (16/10). Rui Duarte, que na temporada passada passou de interino do Braga a efetivo, até sair após a chegada de Carlos Carvalhal, deverá ser apresentado como substituto.

 

Deixe uma resposta