Espetáculo em Brasília “Mensagem de Fernando Pessoa” homenageia a obra e vida do poeta

Da Redação

logo_FernandoPessoaO espetáculo musical “Mensagem de Fernando Pessoa”, de André Luiz Oliveira, traz ao público do Distrito Federal os 44 poemas musicados do livro Mensagem [1934], de Fernando Pessoa, com interpretação do trio Os Bandarra. Ao todo serão oito apresentações, duas por final de semana, com quatro programas diferentes que contemplarão a ordem do livro. Além de comemorar os 30 anos do projeto Mensagem, o espetáculo homenageia os 80 anos da morte de um dos maiores poetas do mundo e, sem dúvida, o maior da língua portuguesa no século 20. Contando ainda com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Mensagem de Fernando Pessoa vem colaborar para fortalecer a relação cultural entre Brasil e Portugal e a importância no cenário mundial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa [CPLP].
Idealizado pelo músico e cineasta André Luiz Oliveira, que musicou todos os poemas do mais célebre livro de Fernando Pessoa, o projeto Mensagem teve início em 1985, com a gravação do primeiro disco, um LP com 12 faixas interpretadas por Caetano Veloso, Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Zé Ramalho, Elizeth Cardoso, Moraes Moreira, Gilberto Gil, Gal Costa, Belchior, pela portuguesa Glória de Lourdes, Cida Moreyra e pelo próprio André, contando ainda com arranjos e regência de Francis Hime. Em 2003, dando continuidade ao projeto, foram gravados o CD e o DVD Mensagem 2 , contendo mais 13 músicas, interpretadas por Milton Nascimento, Mônica Salmaso, Cida Moreyra, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Paula Rasec, Glória de Lourdes, Edson Cordeiro, Ná Ozzetti, Daniela Mercury, André Luiz Oliveira, Zeca Baleiro e pelo cabo-verdiano Mario Lucio. Participaram ainda do DVD professores e estudiosos da obra pessoana. Em 2014, as gravações do projeto chegaram ao término com a realização do CD e do DVD Mensagem 3 , ainda não lançados, trazendo os 19 poemas restantes musicados, na interpretação de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Zélia Duncan, Zizi Possi, Carlinhos Brown, Fagner, Mariella Santiago, Renato Teixeira, Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Cida Moreyra, Criolina, Rubi e dos portugueses António Zambujo, Carlos do Carmo, Raquel Tavares, Dulce Pontes e Chullage.

OS BANDARRA
O trio Os Bandarra, formado por André Luiz Oliveira [voz e violão], Cláudio Vinícius [viola caipira e teclados] e Ocelo Mendonça [violoncelo e flauta], foi criado em 1991 para executar as músicas do projeto Mensagem . Após a estreia no Teatro G51, em Brasília, seguiu-se uma série de apresentações nacionais por duas décadas. Para o espetáculo no Museu Correios, o grupo contará com a participação de Leander Motta [percussão]. O nome do trio foi dado em referência a Gonçalo Annes Bandarra [1500-1556], sapateiro, poeta e profeta português, autor de Trovas do Bandarra , que ficaram posteriormente ligadas ao sebastianismo e que tanto influenciaram a obra-mestra de Fernando Pessoa.

ANDRÉ LUIZ OLIVEIRA
Nascido em Salvador, Bahia, em 1948, o cineasta e músico André Luiz Oliveira cursou a faculdade de economia até o segundo ano, quando a largou para realizar seu primeiro filme, Doce amargo , um curta-metragem em 16 mm sobre vendedores de pirulito, que foi premiado como melhor documentário no Festival JB/Mesbla, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, 1969, escreveu e dirigiu seu primeiro longa-metragem, Meteorango Kid, o herói intergalático , o qual se tornaria uma das maiores referências do movimento Cinema Marginal. Em paralelo à carreira de cineasta, desenvolveu seu talento como músico e compositor realizando discos, shows e trilhas sonoras para filmes e vídeos. Seu principal trabalho na área musical é a trilogia Mensagem , que realizou ao longo de três décadas, musicando os 44 poemas do livro homônimo de Fernando Pessoa. Em 1987, pelo disco inicial dessa trilogia, recebeu do governo português a Ordem do Infante D. Henrique.

Confira a programação “Os 44 poemas do livro Mensagem [1934], de Fernando Pessoa”, musicados por André Luiz Oliveira
23 e 24 de outubro – Brasão [primeira parte, seções I e II]
30 e 31 de outubro – Brasão [primeira parte, seções III a V]
6 e 7 de novembro – Mar Português [segunda parte]
13 e 14 de novembro – O Encoberto [terceira parte]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »