Da Redação
O espetáculo teatral “Cartas Portuguesas – um romance malfadado”, baseado em um dos maiores clássicos da literatura lusitana, “As Cartas Portuguesas”, de Mariana Alcoforado acaba de fechar uma temporada em dois tradicionais teatros de Lisboa.
A peça – dirigida pela encenadora brasileira Luciana Barboza – se apresentará no Teatro Turim, de 7 a 11 de janeiro de 2015, e no Teatro da Mala Posta, nos dias 23 e 24 de janeiro. O projeto do grupo teatral “6 Marias e Meia” conta com o apoio da Femptec – Fundação de Empreendimentos, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico do Rio de Janeiro – na preparação, realização e divulgação do espetáculo.
“A parceria com a Femptec é de extrema importância para o ‘6 Marias e Meia’. Somos um grupo de teatro alternativo e poder contar com o estímulo e a confiança de uma Fundação do porte e da experiência da Femptec é uma honra. Atualmente, estamos concorrendo a mais editais e temos a certeza de que esta parceria nos possibilita novas conquistas e possibilidades de divulgar nosso trabalho” afirma Luciana Barboza.
Na nova montagem que será apresentada em Lisboa, a atriz portuguesa radicada no Rio de Janeiro, Joana De Carvalho terá como companheiras de cena as atrizes Fernanda Paulo e Filipa Duarte, também de nacionalidade portuguesa. Elas integram o elenco da temporada lusa e já iniciaram as primeiras leituras para o projeto; os ensaios começam em outubro. O acompanhamento musical continuará a ser realizado pelo acordeão do músico brasileiro Francisco Pellegrini, que também assina a trilha original da peça.
Além de atriz, Joana De Carvalho é também coordenadora de projetos culturais da Femptec, e participou ativamente da articulação com os teatros portugueses para a realização destas apresentações. A ideia é que a temporada se estenda também para outras regiões e cidades de Portugal.
O espetáculo “Cartas Portuguesas, um romance malfadado” foi agraciado em 2013 pela comissão do Ano de Portugal no Brasil com a Chancela do evento, e já foi apresentado no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (Juiz de Fora), Sesc Palladium (Belo Horizonte), Sesc (Nova Friburgo), Galpão Cultural Margaret de Jesus (Bom Jardim), Solar do Jambeiro (Niterói) e Centro Cultural Laurinda Santos Lobo (Rio de Janeiro).
Com seis anos de existência, o grupo “6 Marias e Meia” tem se notabilizado pelas adaptações de obras literárias para o teatro. Entre os destaques está o primeiro grande trabalho realizado por Luciana como diretora: “Dos tais Laços Humanos” (2008), adaptação da obra de Lygia Fagundes Telles. No campo da dramaturgia, o grupo assina o espetáculo multimídia “Ernesto Nazareth e seu tempo”, que celebra os 150 anos do reconhecido pianista brasileiro.