Especialistas do Brasil e Portugal debatem Patrimônio cultural, arquitetônico e museus

Mundo Lusíada

Em Portugal, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra acolhe, de 24 a 26 de maio, o colóquio internacional “Patrimônio Cultural e Museus em Portugal e no Brasil: democracia, desenvolvimento e conhecimento”. A sessão de abertura tem lugar às 14 horas, em Coimbra.

O evento científico vai juntar em Portugal professores e pesquisadores de várias áreas, como museólogos, arqueólogos, arquitetos, advogados e empresários, tanto nacionais como estrangeiros.

Durante três dias serão abordados e discutidos temas variados como patrimônio cultural, urbano ou natural, museus e centros interpretativos e a sua relação com a comunicação e a educação. Além de tratar também o turismo nas suas variadas vertentes: urbano ou rural, cultural ou lúdico, ou mesmo low cost.

O colóquio é organizado pelo Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), pelo Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX (CEIS20), pelo Museu da Ciência e pela Universidade Federal da Bahia.

Entre os diversos assuntos abordados, um dos temas do colóquio em Portugal será a Museologia no Brasil: museus com ênfase em história política; além dos temas “como ganhar dinheiro com o patrimônio cultura, uma experiência empresarial”, “Uma visão sistêmica sobre a Paisagem Cultura de Paraty” e “Museus industriais em Portugal e Brasil: uma perspectiva comparativa”.

Patrimônio Arquitetônico Portugal/Brasil

Já em Felgueiras, acontece o 4º Fórum Internacional do Patrimônio Arquitetônico Portugal/Brasil, dias 25 e 26 de maio, no Mosteiro de Pombeiro, que integra a Rota do Românico, numa oportunidade de debate multidisciplinar e interinstitucional, entre os dois países, sob organização da Universidade de Aveiro, a Rota do Românico e a parceria do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Núcleo de Campinas e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

O Fórum é uma oportunidade de debate bilateral dirigido aos técnicos, comunidade científica, empresas, agentes culturais, Câmaras Municipais, instituições ligadas à preservação e manutenção do Patrimônio e demais interessados.
Os dois dias do Fórum terão momentos de debate para uma participação mais alargada. O primeiro dia será pautado pela intervenção das entidades responsáveis e promotoras das ações de dinamização, financiamento e regularização das intervenções no patrimônio. O segundo dia pela apresentação de casos, como exercícios de boas práticas e reflexões de natureza técnica.

Segundo a organização, o Fórum pretende divulgar e debater o trabalho que tem sido desenvolvido nos 2 países em torno do Patrimônio edificado, a sua manutenção, reabilitação e dinamização como processo de criação de valor. E tem como objetivo principal a partilha de experiências ao nível técnico, científico e cultural que permitirá consolidar ações conjuntas, parcerias e, ainda, o debate em torno das políticas culturais relativas à gestão do Patrimônio, com especial enfoque na ligação entre Portugal e o Brasil e o seu legado comum.

A 3ª Edição aconteceu em 2016 na PUC de Campinas, em São Paulo, com a organização conjunta com o IAB-Campinas e a Universidade de Aveiro (Portugal). Saiba mais em www.ua.pt/patrimonioportugalbrasil/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »