Paulina Chiziane, Germano Almeida, Abdulai Sila, Conceição Lima e Ondjaki estão entre os convidados estrangeiros da Bienal, que acontece em abril.
Da Redação
Com Portugal Digital
A primeira edição da Bienal Brasil do Livro e da Leitura, a realizar em Brasília de 14 a 23 de abril, contará com um conjunto representativo de autores do universo literário dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Paulina Chiziane (Moçambique), Germano Almeida (Cabo Verde), Abdulai Sila (Guiné-Bissau), Conceição Lima (São Tomé) e Ondjaki (Angola) são alguns dos convidados da Bienal Brasil do Livro e da Leitura, de acordo com informações do jornal “O Estado de S. Paulo”.
Em novembro a organização do evento já havia admitido contatos com autores de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, para o Encontro de Literatura Contemporânea da África Portuguesa e várias outras iniciativas.
De acordo com o Secretário de Estado da Cultura do Governo do Distrito Federal, Hamilton Pereira, a Bienal vai transformar a capital brasileira em palco de lançamentos, debates, palestras, exposições, homenagens, espetáculos e muito mais.
Já foram revelados os nomes dos escritores estrangeiros que já confirmaram presença no evento brasiliense: além do nigeriano Wole Soyinka, que será, pela primeira vez, traduzido no Brasil, participarão da Bienal autores como a australiana Gill Pittar, o britânico Richard Bourne, o americano Daniel Polanski (que lançará aqui Cidade das Sombras – O Guardião), e os argentinos Samanta Schwehlin, Juan Gelman e Menpo Giardinelli.