Da Redação
A ‘Copa do Mundo’ das feiras de livro. Assim pode ser definida a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, considerado o maior evento literário do planeta, que acontece entre os dias 18 e 22 de outubro, com a participação do escritor santista Ronaldo Andrade, com o texto ‘Brasil e Portugal, sentimento que atravessa a Atlântico’.
A obra menciona a relação entre os dois países, destacando as semelhanças culturais, históricas e nomeadamente afetivas, com o oceano como referência: “São laços que fortalecem a conexão entre as duas nações”, afirma o escritor, que também é jornalista e fotógrafo.
O trabalho, traduzido para o inglês e alemão, faz parte da ‘Coletânea da Academia Contemporânea de Letras – em prosa e verso – Volume V’ (Editora Conejo), lançada na Bienal do Livro do Rio de Janeiro no mês passado.
O autor morou em Portugal por três anos e meio e participou de três edições da Feira do Livro de Lisboa – o escritor português José Saramago é seu patrono na Academia Contemporânea de Letras (ACL), associação literária de São Paulo composta por 35 integrantes.
Andrade, que escreveu os romances ‘A mulher do comboio’ e ‘Eleição de síndico’, participou de outros eventos internacionais, como a Bienal do Livro de São Paulo, Feira do Livro de Buenos Aires e Flip (Festa Literária Internacional de Paraty).
Informações sobre o autor, a obra e editora podem ser obtidas no Instagram:
@ronaldoandrade.escritor @academiacontemponareadeletras @editoraconejo