Da Redação
Mesmo em temperaturas elevadas, os vinhos podem ser uma boa opção de bebida. Para combinar perfeitamente com os alimentos mais leves e frescos que a estação pede, a Wines of Argentina (entidade responsável por promover a imagem dos vinhos argentinos pelo mundo) sugere os vinhos brancos e espumantes, que são refrescantes e apresentam graduação alcoólica moderada, ideais para o verão brasileiro.
De acordo com a chef argentina Nadia Haron, do Nadia O.F. Restaurante, localizado em Mendoza, os tipos mais encorpados – como Merlot ou Cabernet Sauvignon – dão espaço aos mais ácidos e marcantes, sugerindo algumas combinações:
– As saladas de folhas suaves – como as que reúnem alface -, frutas tropicais, sanduíches, wraps ou crepes preparados com frango ou salmão defumado harmonizam bem com os vinhos elaborados a partir da uva Sauvignon Blanc, produzida em regiões na Patagônia Argentina.
“Trata-se de um vinho seco e fresco, com notável acidez. De cor amarelo esverdeado com reflexos dourados, possui aromas herbáceos e de mel, abacaxi, manga, pólvora, aspargos e toranja rosa. Atenção especial à definição do tempero do prato para que o sabor do vinho, que é ligeiramente picante, e o da refeição não prejudiquem o paladar”, explica.
– O Chardonnay, envelhecido em toneis de madeira, apresenta bom frescor e equilíbrio de acidez e, ao mesmo tempo, realça gostos mais cítricos, formando uma combinação interessante para legumes grelhados – como cenoura, berinjela ou pimentões. Além deste, Malbec, Tempranillo e Cabernet Sauvignon também são boas opções.
– Os sabores das carnes brancas harmonizam bem com Sauvignon Blanc e Tempranillo, principalmente se a carne é assada ou grelhada de maneira simples e com tempero suave.
– Para frutos do mar e peixes assados ou grelhados, servidos com batatas, por exemplo, deve-se lançar mão dos Espumantes, enquanto os Chardonnay são ótimas sugestões para acompanhar pratos com Salmão. Tipos jovens de Malbec ou Bonarda são indicações para bacalhau, enquanto o Sauvignon Blanc faz par perfeito com badejo, camarão, lagosta e lula. Nesse caso, o vinho branco atua como um refresco para o paladar, principalmente quando o prato está condimentado.
Confira algumas dicas rápidas para harmonizar o vinho com os pratos de verão:
* Vinhos indicados para serem consumidos em dias quentes são aqueles que apresentam leveza, frescor, menos corpo, taninos menores e boa acidez, como Sauvignon Blanc, Chardonnay e os Espumantes.
* Os vinhos espumantes também podem ser harmonizados perfeitamente com as sobremesas à base de frutas da estação, especialmente as mais doces e secas. Além disso, podem acompanhar pratos principais ou serem degustados em coquetéis e como aperitivo.
* Para que se tenha o melhor sabor na harmonização com os pratos, é preciso ficar atento à temperatura ideal para servir o vinho branco, que, em geral, deve estar entre 9º C e 12º C.