Equipe brasileira é vencedora de olimpíada de matemática da CPLP

Da Redação

A delegação brasileira ficou em primeiro lugar na 7ª Olímpiada de Matemática da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, realizada na cidade do Porto, entre os dias 24 e 30 de julho.

Aos 14 anos, o brasileiro Pedro Gomes Cabral, morador de Recife, levou uma das duas medalhas de ouro conquistadas pela equipe. Ele competiu ao lado de jovens de outros sete países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Pedro cursa o primeiro ano do ensino médio e desde os 11 anos participa de olimpíadas brasileiras, como a de física, de química e de informática. Mas seu foco, diz, é mesmo a matemática. “Foi muito bom. Na hora da premiação eu ainda não sabia do resultado. Quando fui chamado foi uma emoção muito grande”, conta.

Os estudos de Pedro foram realizados por meio de livros, além de materiais e fóruns na internet. Ele, que planeja cursar engenharia da computação, dá dicas para quem pretende participar dessas competições. “É importante ter o máximo de dedicação possível. Quanto maior o esforço, mais chance de ter um resultado bom”, resume objetivamente.

Os outros integrantes da equipe brasileira que ajudaram a delegação a levar o primeiro lugar na competição são Gabriel Ribeiro Paiva, de Fortaleza, que também recebeu medalha de ouro, e os estudantes André Hiroshi Koga, de Guarulhos (SP), e Eduardo Quirino de Oliveira, de Brasília, que receberam medalha de prata. A competição foi realizada pelo Departamento de Matemática da Universidade do Porto e pela Sociedade Portuguesa de Matemática.

Tal como os brasileiros, os alunos portugueses também conquistaram duas medalhas de ouro e duas de prata. Os alunos portugueses Rodrigo Andrade (Matosinhos) e Rui Wang (Faro) alcançaram duas medalhas de ouro e Pedro Dias e David Nassauer (Lisboa) conseguiram duas medalhas de prata. A conquista foi partilhada com o são-tomense Adolfo Boa Morte Luiz que conseguiu a última medalha de prata.

Rodrigo Tuna de Andrade frequentou o 10.º ano da Escola Secundária Senhora da Hora, em Matosinhos, enquanto Rui Zhu Wang é aluno do 9.º ano da Escola 2, 3 Dr. Joaquim de Magalhães, em Faro. Já as medalhas de prata são para Lisboa: Pedro Costa Dias fez o 10.º ano na Escola Alemã e David Belo Nassauer frequentou o 9.º ano na Escola Secundária D. Filipa de Lencastre.

Os bronzes foram para três alunos de Cabo Verde (Jordy Jorge Silva, Pablo Daloyce Veiga – que tiveram o mesmo resultado que na 6.ª edição, realizada em 2016 no Brasil –, e Tiago Rocha Pires), dois de Angola (Etianeth Creusa Miguel e Tanaco da Conceição Cariri), dois de Moçambique ( Yunus Nazir Amuji e Delson Augusto), e um de São Tomé e Príncipe (Cemilton Boa Morte).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »