Por Igor Lopes
No último dia 29 de novembro, a Casa dos Açores do Rio de Janeiro realizou eleições para escolher novos secretários, nova diretoria administrativa e um novo presidente para o biênio 2019 – 2020.
João Leonardo Soares, atual diretor artístico, foi eleito como novo presidente da Casa. Em entrevista à nossa reportagem, esse jovem, que assumirá as novas funções a partir de 01 de janeiro, falou sobre os projetos que serão desenvolvidos e sublinhou a sua ligação com a entidade açoriana.
Como recebeu o resultado da eleição?
Com bastante tranquilidade! Tínhamos uma chapa única, tanto na reunião da Assembleia Geral como na reunião do Conselho Deliberativo.
Há quanto tempo está ligado à Casa e de que forma?
Frequento a Casa dos Açores desde criança. Os meus pais são da ilha Terceira e frequentavam as festividades. A ligação ficou maior a partir do momento em que o meu pai fez parte da Diretoria, no cargo de vice-presidente, em 1989, e daí foram vários mandatos como Procurador. Eu iniciei no Grupo Folclórico Padre Tomáz Borba, em 1992, e sou componente desde essa época. Em 1997, fui convidado pelo ex-presidente Eduardo Lima, para ser ensaiador e, no ano seguinte, através do ex-presidente Albino Alves, assumi também como Diretor Artístico. São 26 anos como componente, 21 anos como ensaiador e 20 anos como Diretor Artístico do Grupo Folclórico.
Que experiência da diretoria artística leva para o cargo de Presidente da Casa?
O folclore te dá a possibilidade de aprender a trabalhar em equipe, por um ideal e sem remuneração. Você lida o tempo todo com capital humano, administrando momentos ótimos, de alegria e conquistas e também momentos não tão bons como vaidades, conflitos e baixas que são normais nesse universo. Foi através do folclore que dediquei grande parte do tempo à Casa dos Açores e, com certeza, tudo o que aprendi servirá para o cargo de Presidente.
O que pretende fazer durante a sua gestão?
A nossa gestão nos próximos dois anos será de continuidade do bom trabalho realizado pelo presidente Fernando Fagundes. Temos a intenção de entregar, até julho de 2019, o novo Centro Cultural da Casa dos Açores, que abriga todo o acervo bibliográfico, musical e digital catalogado para que seja utilizado por pesquisadores e professores da cultura açoriana. Iniciaremos também as obras na nova sala do Grupo Folclórico Padre Tomáz Borba que cedeu o seu espaço para a ampliação do Centro Cultural e que agora necessita de novo local compatível com a sua história e o seu acervo. Investiremos também em eventos que já são fixos no calendário da Casa, como o Encontro Cultural Açoriano e o Festival Internacional de Folclore.
Que pontos pretende trabalhar e se dedicar?
Dar maior atenção à divulgação da Casa dos Açores dentro da comunidade luso-brasileira, principalmente através das redes sociais, procurando atingir um público de descendentes que pode e deve ser explorado.
Quem fica na diretoria artística no seu lugar?
Continuarei ocupando a diretoria de Folclore e, nessa tarefa, tenho ao meu lado, como segunda diretora, a minha esposa Patrícia Soares. Como ensaiadora do rancho adulto, contamos com a Sónia Andrade. Para ensaiar o grupo das crianças, temos a Flávia Ormonde.
Que mensagem deixa para a comunidade açoriana no Rio?
Que prestigiem a Casa dos Açores!!! Fazemos um evento por mês visando proporcionar este reencontro e que tragam os seus filhos e netos. Vamos realizar algumas coisas novas para os descendentes dos açorianos em evento com outra roupagem, pois a adaptação é necessária. Podem ter a certeza de que temos uma diretoria competente que vai trabalhar com afinco para a manutenção das tradições açorianas no Rio de Janeiro.
Conheça a nova Diretoria da Casa dos Açores do Rio de Janeiro:
Presidente – João Leonardo Soares
1° Vice – Presidente – Fernando Pires Fagundes
2° Vice – Presidente – Álvaro Neves da Silva Mendonça
1° Secretária – Sónia Maria Veloso de Andrade
2° Secretário – Irineu Deisio Ormonde Rocha
1° Tesoureiro – Davi Mendes Faria de Toledo
2° Tesoureiro – Francisco José Pires Freitas
1° Procurador – António Amaro Soares da Costa
2° Procurador – António Carlos de Andrade
1° Diretor Social – Daniel Fernando de Jesus Pacheco
2° Diretor Social – Marcelo Cota Ormonde
1° Diretor Cultural – Daniel Evangelho Gonçalves
2° Diretora Cultural – Flávia Fragoso Ferreira Ormonde
1° Diretor Artístico – João Leonardo Soares
2° Diretora Artístico – Patrícia Maria Fernandes Moreira Soares
1° Diretor de Esportes – Marcelo Cota Ormonde
2° Diretor de Esportes – Paulo Renato da Silva Torres
1° Diretora Relações Públicas – Magali Carneiro de Amorim Alves
2° Diretor Relações Públicas – Daniel Ferreira Abreu
1° Diretora Departamento Feminino – Rosemary Fernandes da Costa Moreira
2° Diretora Departamento Feminino – Sónia Maria Veloso de Andrade
Conselho Fiscal:
1° Alexandre Gonçalves Pimentel
2° Francisco de Assis Lemos Rocha
3° João Vaz Teixeira
Conselho Deliberativo:
Presidente: Anselmo Pires Fagundes
1° Secretário: João Marcos da Rocha Pires Fagundes
2° Secretário: José Galante Gonçalves Toste
A Festa de apresentação da nova Diretoria será realizada no dia 13/01/2019.