Por Ingrid Morais
Fernando Albuquerque é publicitário de formação e fotógrafo por vocação. Influenciado pelas obras de Tim Walker, Lucas Cavalheiro, Ivan Gorokhov e Noilton Pereira, o paulistano apaixonado pelas pessoas, tem como diferencial um olhar cosmopolita em torno de belas mulheres.
Mundo Lusíada: Dois fotógrafos portugueses vem se destacando no cenário mundial: Joel Santos, eleito o melhor fotógrafo de viagens do ano de 2016, e Daniel Rodrigues, que em 2013 ganhou o primeiro lugar na categoria “Daily Life” (cotidiano) do World Press Photo, o maior concurso de fotografia do mundo. A fotografia em preto-e-branco que lhe valeu o prêmio foi tirada durante uma missão humanitária na Guiné-Bissau, em Março de 2012, e mostra um grupo de crianças descalças jogando bola. E nesse ano de 2017, Daniel recebeu o prêmio principal da seção ibero-americana do concurso Picture of the Year. Um é especialista em fotos de viagens, o outro, do cotidiano. E você Fernando, tem preferência por qual temática?
Fernando Albuquerque: Lúdica. Gosto de trabalhar com criação, inovação, registrar em uma foto elementos inexistentes e fantasiosos. Fazer “o novo”.
Mundo Lusíada: Selton Mello elogiou seu ensaio fotográfico “ballerina” com a atriz Letícia Scopetta. Como ele tomou conhecimento? Já pensou em trabalhar com a fotografia no cinema?
FA: O Selton Mello é amigo da Letícia e soube do trabalho pelas mídias sociais.
Pretendo mesclar para outras áreas. Cinema apetece demais. Estou aberto a convites.
Mundo Lusíada: No mundo da fotografia, onde pretende chegar?
FA: Nunca pensei nisso. Tem grandes fotógrafos nacionais e internacionais que me dão esse feedback. Em relação aos ensaios sensuais femininos, sinto-me muito orgulhoso de onde estou. Fotografia artística e fotojornalismo parecem atraentes.
Saiba mais sobre o trabalho de Fernando Albuquerque em: https://fernandoalbuquerque.46graus.com/
Ingrid Morais é Comunicadora e Advogada especialista em Entretenimento e Mídia.
1 comentário em “Entrevista: A fotografia de Fernando Albuquerque”
Fernando faz fotos incríveis, excelente fotógrafo, seu diferencial é trazer a ” sensibilidade “, a ” poesia “, a ” criação ” em uma imagem.