Entradas de migrantes ilegais na UE triplicaram nos primeiros quatro meses do ano

Francesco Malavolta/OIM 2014

Da redação com Lusa

A Frontex detectou 36.100 entradas ilegais nas fronteiras externas da União Europeia entre janeiro e abril deste ano, o triplo do valor registrado no mesmo período de 2020, quando a imigração irregular recuou substancialmente devido à pandemia.

Em comunicado divulgado neste dia 17, a Agência Europeia de Guarda de Fronteiras e Costeira precisa que, em abril, o número de travessias ilegais de fronteiras atingiu as 7.800, o quádruplo do valor registado no mesmo mês do ano passado, altura em que a imigração irregular para a UE registou mínimos históricos devido às restrições de viagens motivadas pela chegada da pandemia da covid-19 à Europa.

A rota mais utilizada nos primeiros quatro meses deste ano foi a do Mediterrâneo Central, com 11.600 travessias detetadas, mais do dobro daquelas testemunhadas no período homólogo, com a maior parte dos migrantes a serem oriundos da Tunísia e Costa do Marfim, aponta a Frontex.

Também as Ilhas Canárias registaram, entre janeiro e abril, o triplo das chegadas verificadas no mesmo período do ano passado, e neste caso a maior parte dos 4.500 migrantes que chegaram ao arquipélago espanhol eram oriundos do Mali e de Marrocos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »