Por Odair Sene
No âmbito do Ano de Portugal no Brasil, a LIDE (Grupo de Líderes Empresariais) em parceria com o Espírito Santo Investment Bank – BESI, promoveu um encontro de empresários que tem como objetivo estimular o intercâmbio econômico entre entidades privadas e públicas de ambos os países, o evento aconteceu no último 23 de maio num hotel em São Paulo.
O “Encontro de Líderes Empresariais Portugal-Brasil 2013” foi presidido pelo Presidente da Comissão Executiva do Espírito Santo Investment Bank, José Maria Ricciardi, pelo Comissário Geral de Portugal para o Ano de Portugal no Brasil, Miguel Horta e Costa.
Ao Mundo Lusíada o embaixador de Portugal, Francisco Ribeiro Telles, citou que é muito importante a promoção de eventos como esse. “Vamos ter aqui as economias dos dois países e as oportunidades de investimentos que há de um lado e outro. Isso é o que pretendemos cada vez mais, realçar a importância do investimento português aqui como também dos brasileiros em Portugal. Estamos muito interessados, por todas as razões, sendo o Brasil um país irmão, que haja cada vez mais investimentos brasileiros em Portugal, e estamos tentando criar condições para isso”.
Ricardo Espírito Santo falou ao Mundo Lusíada sobre a perspectiva de um futuro interessante na área econômica. “Queremos que o Brasil, que está num momento muito positivo, consiga também atrair para Portugal seus investidores, queremos divulgar mais Portugal junto aos empresários e empresas brasileiras porque Portugal tem muito a oferecer ao Brasil, assim como Brasil tem muito a oferecer a Portugal” diz ele citando que a iniciativa une ainda mais os laços entre os países.
Além do Embaixador de Portugal, Francisco Telles, estiveram presentes o cônsul-geral de Portugal em SP, Paulo Lopes Lourenço, o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, além de empresários portugueses e brasileiros que discutiram temas atuais, mas por fim o ministro português dos Negócios Estrangeiros Paulo Portas não pôde comparecer ao evento. Apresentação do encontro foi do ator português Ricardo Pereira, que ficou famoso no Brasil por participações nas novelas da Rede Globo.
Durante o encontro foi apresentado, pela consultora McKinsey, o estudo “Global Forces: Transformações para a próxima década” que analisa as grandes mutações e tendências econômicas dos últimos 20 anos e o modo como determinarão o futuro das sociedades e da economia mundial. Além de debates com os temas “O Imperativo do crescimento para a economia de Portugal: Em que medida pode o Brasil ser parte da solução?” e “Desafios e Oportunidades na Economia do Brasil: Que lições a retirar da experiência europeia?”.