Da Redação
Em Portugal, Concertos de Celina da Piedade e Vozes do Cante e um espetáculo de patrimônios da humanidade marcam o Encontro de Culturas de Serpa deste ano, que acontece em junho e será dedicado ao cante alentejano.
A 12ª edição do encontro vai decorrer entre 05 e 10 de junho e será dedicada ao cante alentejano para celebrar a classificação do “(can)to da (te)rra” do Alentejo como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, explicou à Lusa Tomé Pires, presidente da Câmara de Serpa, a organizadora.
“Faz todo o sentido” que o Encontro de Culturas de Serpa deste ano, o primeiro que se realiza após a classificação, em 27 de novembro de 2014, seja “dedicado ao cante alentejano”, frisou, referindo que “os principais espetáculos terão uma ligação direta ao cante alentejano, aos cantadores e ao Alentejo”.
O encontro vai realizar-se na Praça da República, em Serpa, no distrito de Beja, onde decorrerão espetáculos da programação principal, a partir das 22:00, no Espaço da Nora, que receberá os concertos “fora de horas”, a partir das 00:00, e no jardim municipal, que será palco de um espetáculo de cante alentejano.
A programação principal arranca no dia 05 com o espetáculo “Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”, que foi criado no âmbito da enREDE – Rede Internacional de Municípios pela Cultura, que reúne parcerias culturais de vários municípios portugueses e estrangeiros.
Segundo Tomé Pires, o espetáculo vai juntar quatro bens classificados como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), ou seja, o cante alentejano, que será “o prato forte”, o fado, o flamenco e a capoeira.
A programação principal inclui também os espetáculos do projeto Criatura “FILHE, volta a casa!” (dia 06), de Celina da Piedade e Vozes do Cante (dia 07), de Pedro Mestre (dia 08) e de Ala dos Namorados & Grupo Coral “Os Mainantes” (dia 09).
A programação “fora de horas” inclui os concertos do grupo cabo-verdiano Morabeza (dia 05), dos cantores portugueses Joana Espadinha e Jorge Benvinda (dia 06), da banda portuguesa Corvos (dia 07), do duo cubano Soneduisa (dia 08) e da cantora brasileira Cylene Araújo (dia 09).
No último dia do encontro, 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, irá decorrer, às 17:00, no jardim municipal de Serpa, um espetáculo de cante alentejano, que incluirá desfile e atuações de grupos corais.
A fechar o encontro, no âmbito da programação principal, irá decorrer, a partir das 22:00, na Praça da República, o Concerto “Sinfonia (en)Cante”, que juntará as bandas filarmónicas de Serpa e Silves e os grupos corais e etnográficos da Casa do Povo de Serpa, “Os camponeses de Pias” e de Vila Nova de S. Bento.
Segundo a autarquia, o encontro, que também inclui animação, tertúlias e exposições, promove “a cultura enquanto fator de desenvolvimento e de união entre os povos” e divulga as práticas culturais de Serpa e de outras regiões portuguesas e de países com os quais o município tem laços de cooperação, como Brasil, Espanha e Cuba.