Por Ronaldo Andrade
Reunindo 350 convidados, a Casa de Portugal de Praia Grande promoveu no dia 27 de fevereiro a Festa das Vindimas e o 8° Encontro das Concertinas, em evento que teve a apresentação da tocata e também do Grupo Folclórico Casa de Portugal de Praia Grande, que realizou as danças típicas e a representação da colheita das uvas, com o tradicional farnel (refeição que os camponeses faziam antes ou depois do trabalho na lavoura).
O Encontro das Concertinas contou com a participação dos integrantes do Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Campinas, Rancho Folclórico Verde Gaio, Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello, Rancho Folclórico Aldeias da Nossa Terra, Rancho Folclórico Arouca São Paulo Clube, Rancho Folclórico da Associação Atlética Portuguesa, Rancho Folclórico Veteranos Apaixonados pelo Folclore, Rancho Folclórico Vilas de Portugal, Grupo Folclórico Alma Lusa, Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra, Grupo Folclórico da Associação Portuguesa de Desportos e Grupo Folclórico Os Lusíadas, além do Grupo Folclórico Casa de Portugal de Praia Grande.
O diretor de folclore do grupo anfitrião, Antônio Carlos Rodrigues de Almeida, conhecido por Toninho, ressaltou a importância da união de todos os ranchos e grupos: “Defendemos a mesma bandeira e a mesma pátria, que é Portugal. Esse é o principal objetivo deste evento”, afirmou.
O presidente da Casa de Portugal de Praia Grande, Danilo Gonçalves, também destacou o intuito principal do encontro, que é a integração entre os frequentadores das festas da comunidade: “Já é tradição de nossa entidade promover o encontro das concertinas, que é um instrumento de grande importância para o folclore português. Além disso, fico contente em receber grande público logo em nossa primeira festa do ano, só tenho a agradecer aos convidados, integrantes do Grupo Folclórico, funcionários e membros de nossa Diretoria e Conselho Deliberativo”, declarou.
O gestor do Consulado Honorário de Portugal em Santos, José Augusto do Rosário, que vem desenvolvendo um trabalho de unificação do calendário de eventos, para que os membros e participantes da comunidade luso-brasileira da Baixada Santista tenham a possibilidade de frequentar o maior número possível de festas, fortalecendo o convívio entre as casas, ficou satisfeito com o encontro das concertinas: “Vejo com muitos bons olhos esse evento, que promove a integração dos integrantes das entidades da nossa comunidade”, declarou.
Aniversário da Casa de Portugal de Praia Grande
No dia 23 de abril acontece o próximo evento da Casa de Portugal de Praia Grande, para a comemoração do 34° aniversário da entidade. Informações: (13) 3491-4559.