[ Atualizado 18h ]
Mundo Lusíada
O vice-presidente brasileiro foi recebido nesta manhã, 22 de novembro, pelo primeiro-ministro Antonio Costa no Palácio São Bento em Lisboa.
“O encontro de hoje com o Vice-Presidente da República Federativa do Brasil, Hamilton Mourão, foi uma oportunidade para passar em revista as potencialidades do nosso relacionamento bilateral” divulgou Antonio Costa após o encontro.
Foram discutidas ainda possibilidades de investimento mútuo, nomeadamente no setor das energias renováveis, segundo primeiro-ministro.
Ainda segundo governo brasileiro, também foi abordado o intercâmbio frequente de estudantes e pesquisadores entre os países, além do grande fluxo de brasileiros em Portugal, como turistas, empresários e investidores.
Em Lisboa, o vice-presidente tem reunião com o Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias Albano da Costa, e solenidade com Representantes Permanentes dos Países Membros da CPLP. Na agenda, ainda tem encontro empresários e no Consulado em Lisboa.
Na visita ao Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, foi recebido pelo Embaixador Wladimir Valler Filho, Consul-Geral, e trataram da assistência a brasileiros no exterior e da prestação de serviços consulares à “expressiva comunidade brasileira em Portugal”.
Mais tarde no Parlamento, o presidente da casa Augusto Santos Silva recebeu o “Vice-Presidente cessante do Brasil e futuro Senador”, e citou pelas redes sociais que a Assembleia da República “empenhar-se-á na relação com o Congresso brasileiro, no novo quadro aberto com a presidência de Lula da Silva”. Estiveram presentes o Deputado Maló de Abreu e o Deputado João Moura, presidente do futuro Grupo Parlamentar pela Amizade Portugal-Brasil.
Já na segunda-feira, 21, o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu, em audiência no Palácio de Belém, o Vice-brasileiro.
Após deixar a sede do governo luso, Mourão divulgou que manifestou ao presidente Rebelo de Sousa “reconhecimento pelo engajamento de Portugal nas celebrações do bicentenário da independência”. O presidente português também esteve em Brasília para as comemorações de setembro.
“Além da dimensão histórica, as relações entre Brasil e Portugal são baseadas em intenso diálogo político e em importantes laços culturais, econômicos e comerciais” disse o vice-presidente.
Segundo o Jornal de Notícias, duas dezenas de apoiadores ficaram a espera de Mourão num hotel no centro de Lisboa para cumprimentar o vice-presidente brasileiro.
A visita acontece há poucos dias do primeiro-ministro e presidente português terem recebido o eleito presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Antonio Costa agradeceu na altura a Lula por “ter escolhido Portugal como sua primeira viagem de âmbito bilateral, após a sua eleição e ainda antes de tomar posse”.
“Temos de estar juntos na CPLP, nas Nações Unidas, nas grandes causas globais. O Brasil pode contar com o nosso apoio para organizar a COP30 na Amazônia. Temos, em conjunto, de aproximar a UE e o Mercosul. Juntos, Europa e América Latina constituem um grande motor para a economia mundial” declarou Costa na altura.