Da Redação
Com agencias
O Brasil terá uma rede de padarias de tradição portuguesa, um projeto da empresária Rita Sousa Coutinho em parceria com dois bilionários brasileiros.
“Estamos propondo um novo formato de padaria de bairro unindo proximidade, qualidade e conveniência. Vamos rejuvenescer a marca sem perder um dos seus principais ativos que é a tradição e a fabricação artesanal de produtos”, disse a empresária portuguesa à Lusa, que iniciou o projeto com a compra de dez lojas da padaria Benjamin Abrahão, em São Paulo.
O projeto conta com o apoio de fundos de investimentos geridos pelos bilionários brasileiros Jorge Paulo Lemann, da Ambev, e Abílio Diniz, fundador do Grupo Pão de Açúcar. A padaria, rebatizada apenas como Benjamin, deverá alargar a rede, baseando-se em ações de franchising.
Para Antero José Pereira, presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sindpan), o surgimento de uma grande rede constitui uma novidade, até pela tradição no Brasil.
“Normalmente, as padarias são empresas familiares unitárias. Existem alguns proprietários que têm duas ou três padarias, mas redes de padarias propriamente ditas ainda não existem no Brasil”, disse, salientando a importância da comunidade portuguesa no setor, principalmente no estado de São Paulo.
“Fizemos uma pesquisa recentemente e averiguamos que 35% dos proprietários deste tipo de estabelecimento são portugueses. Outros 30% são luso-descendentes”, pelo que “65% das padarias de São Paulo ainda são administradas pela comunidade”, explicou.
O presidente do Sindpan terminou a sua análise destacando que a crise econômica do país afetou as padarias e o setor, que não cresceu em 2015.
Os últimos dados nacionais da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) indicaram que as empresas de panificação e confeitaria movimentaram 82,5 bilhões de reais (19 bilhões de euros) no Brasil em 2014, com uma subida da faturação na ordem dos 8,02% superior ao ano anterior. Cerca de 63,2 mil empresas atuam neste mercado.
Segundo a imprensa portuguesa, o modelo de negócio começa a ser testado este mês em São Paulo, com layout de estreia em duas unidades, uma nos Jardins, e outra no Shopping Eldorado. A Benjamin Abrahão conta com várias padarias localizadas dentro de escolas e universidades de São Paulo, que estarão em reforma no período de recesso escolar.
De acordo com a revista Exame, a executiva portuguesa no negócio tem a experiência do Grupo Pão de Açúcar, onde ajudou a implantar as redes Minuto Pão de Açúcar e Minimercado Extra. Além de ter idealizado a Padaria Portuguesa, rede que já tem 30 lojas no país europeu.