Empresa de Águas e Saneamento da Bahia faz intercâmbio com engenheiros portugueses

Mundo Lusíada

Bahia_LNEC_EngenheirosOs presidentes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Abelardo de Oliveira Filho, e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Portugal (LNEC), Carlos Pina, assinaram na manhã de 21 de fevereiro um acordo de cooperação técnica para troca de experiências nas áreas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O presidente do LNEC, acompanhado de uma comitiva técnica, foi recebido na sede da Embasa em Salvador, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Dentre os itens a serem explorados no acordo, destaca-se o desenvolvimento de um modelo de gestão de segurança para as 29 barragens operadas pela Embasa. O presidente da empresa explica que vêm sendo desenvolvidas as ações necessárias ao pleno atendimento dos requisitos da lei nº 12.334, de 2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens e cria o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens.

“É essencial o investimento na formatação de processos de trabalho e na capacitação dos profissionais que serão os responsáveis pelas ações no âmbito da segurança de barragens. Através desse acordo, pretendemos mirar o exemplo português, que tem barragens de referência do ponto de vista da gestão da segurança”, afirma Abelardo.

O primeiro plano de trabalho a ser desenvolvido contemplará a construção de um modelo de avaliação de riscos em barragens, bem como consultoria técnica para elaboração dos planos de ação emergencial (PAEs) exigidos pela lei de nº 12.334.

Para o presidente do LNEC, o intercâmbio com a empresa baiana é uma oportunidade de vivenciar novas experiências e desenvolver novos aprendizados. “Nosso conhecimento evolui com a sua aplicação. Este trabalho na área de segurança de barragens é o primeiro passo para futuras parcerias, sempre tendo em vista o desenvolvimento sustentável da sociedade”.

Inicialmente, o acordo tem validade de cinco anos, podendo ser renovado por períodos de mais cinco anos, e sua gestão será feita por uma comissão de acompanhamento, com caráter permanente. O contrato também objetiva a capacitação de engenheiros e o intercâmbio de tecnologias para o controle e a redução de perdas em sistemas de abastecimento, além da implementação de metodologias para reabilitação e prolongamento da vida útil de componentes de sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário.

Criado em 1946, o LNEC é uma renomada instituição de ciência e tecnologia do estado português, que exerce a sua atividade nos domínios da engenharia civil e áreas afins. No Brasil, pode-se destacar atualmente a participação do LNEC na estruturação do setor de segurança de barragens da Agência Nacional de Águas (ANA), mais especificamente na capacitação, transferência de conhecimentos e definição de métodos e procedimentos de trabalho.

Serra Gaúcha

Já no ano passado, o LNEC assinou também protocolo com a Faculdade de Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul, com objetivo de realizar atividades de pesquisa entre ambas as instituições. O documento autoriza e incentiva a aproximação das duas instituições para pesquisas, visitas técnicas, intercâmbios acadêmicos, tudo com o objetivo de trocar experiências entre Brasil e Portugal.

Na sequência desta missão ao Brasil em setembro, os Investigadores do LNEC participaram ainda de um encontro com o Prefeito Municipal de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, promovido pela Direção da Faculdade de Serra Gaúcha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *