Por Ronaldo Andrade
Trinta alunos participaram da formatura organizada pela Escola Portuguesa no dia 17 de dezembro, em Santos, evento que emocionou o público e contou com a participação de diretores da entidade e membros da comunidade luso-brasileira da Baixada Santista, como o empresário e o cônsul-honorário de Portugal de Santos, Armênio Mendes, e sua esposa Celeste Mendes, que agradeceu o apoio de todos que ajudam a entidade a realizar o importante trabalho de assistência educacional e social.
A formatura teve apresentações musicais e teatrais realizadas por alunos, colaboradores e professores, além da chegada do Papai Noel, que distribuiu brinquedos, carinho e sorrisos às crianças e ao público.
O presidente da Escola Portuguesa, José Augusto do Rosário, também agradeceu em seu discurso o apoio da diretoria e dos colaboradores: “O ano foi difícil, mas redobramos os esforços para oferecer o melhor às nossas crianças, e o momento da formatura mostra que todo o trabalho valeu a pena. Não é só o alimento e uniforme, mas principalmente o carinho que diretores e professores oferecem. No coraçãozinho de cada uma dessas crianças foi plantada uma sementinha, isso vai frutificar e elas vão espalhar o bem”, afirmou.
A diretora da Escola Portuguesa, Maria Regina, parabenizou a equipe pela organização do evento: “A festa foi maravilhosa, dentro de um clima de muita alegria, fruto do trabalho desenvolvido por funcionários e professoras. Agradeço também aos diretores pelo apoio”, disse.
O presidente do Centro Cultural Português, José Duarte de Almeida Alves, também elogiou a equipe: “É um trabalho dignificante, dando seguimento às atividades já realizadas nos anos anteriores de forma muito positiva. Ver as crianças reunidas, com uma base portuguesa, nos gratifica muito”.
Representando o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), o engenheiro civil e secretário de Serviços Públicos da prefeitura, Carlos Russo, enalteceu as atividades realizadas pela escola: “É um trabalho grandioso, mostrando a importância do convênio que a entidade possui com a prefeitura. Além disso, as festas que a entidade organiza enriquecem os corações de todos os pais, mães e crianças”, declarou.
Mãe do aluno Daniel, Sileide Freitas estava muito feliz com o evento e com o trabalho realizado na entidade: “A escola é muito organizada, os funcionários e professores são muito atenciosos, meu filho tem se desenvolvido bastante aqui”, declarou.
Fundada em 1921, a Escola Portuguesa oferece, a 108 alunos, educação pré-escolar gratuita e uniformes, disponibilizados pela prefeitura de Santos, material didático, refeições e aulas de Informática Educativa, além de contribuições de colaboradores (padrinhos) e doações feitas pela comunidade.