Foto Ronaldo Andrade |
Por Ronaldo AndradeDe Santos para Mundo Lusíada
Cerca de 250 convidados prestigiaram a festa do 6º aniversário do Grupo Folclórico Vasco da Gama, no dia 28 de agosto, realizada na sede da Casa da Madeira de Santos. Em um ambiente de muita emoção, os integrantes do grupo, comandados pelo casal Paulo e Luciana Costa, respectivamente diretor e ensaiadora, se confraternizaram para celebrar mais um ano de vida, em evento que contou com a participação do Rancho Folclórico Vilas de Portugal.
O Vasco da Gama, que tem vários familiares entre seus integrantes, num total de 42 membros, já tem marcadas novas apresentações, entre elas na 24º Festa da Marejada, em Itajaí (SC), e em São Roque, no interior do estado de São Paulo, segundo Luciana. Além disso, já no dia seguinte à festa – que teve homenagem para a presidente do grupo, Carmina Fernandes – o Vasco da Gama se apresentou na ‘Música do Bonde’, projeto realizado no Centro Histórico pela prefeitura de Santos, por meio das Secretarias de Turismo, Cultura, CET e restaurante português Quinta da XV.
Já o diretor Paulo, que escolheu o nome do grupo em homenagem ao grande navegador português, não escondia a felicidade pela apresentação, após levantar o público com danças como ‘Fado Musga’ e ‘Vira da Fronteira’: “Achei maravilhosa a festa. Só temos a agradecer a todas as pessoas que colaboram com o nosso grupo”, declarou.
O Rancho Folclórico Vilas de Portugal, que possui seis pares e uma tocata com oito integrantes, se apresentou pela primeira vez na Casa da Madeira, tendo como ensaiador Odirlei Carvalho, que se mostrou bastante satisfeito após a apresentação: “Gostei muito de nossa performance, que contou com a interação e energia do público”, afirmou. O rancho, que apresentou danças da região do Ribatejo como ‘Fandango do Jogo dos paus’ e ‘Picadinho de Oleiros’, irá participar nesse mês da 30ª Festa das Flores e dos Morangos, em Atibaia.