Embratur se articula com empresários portugueses para ampliar turismo de eventos

Embratur e empresários de turismo de Portugal na manhã desta segunda-feira

Agência discute parceria com o World Trade Center de Lisboa para engajamento com setor privado. Embratur também faz parceria para promover inovação em Portugal.

Da Redação

A diretora de Negócios e Marketing Internacional da Embratur, Jaqueline Gil, participou de encontro com empresários do turismo de Portugal, na manhã de 27 de fevereiro, a convite do presidente do World Trade Center (WTC) de Lisboa, Luciano Menezes.

Gil está em Portugal para participar da Feira Internacional de Lisboa, que ocorre entre os dias 1º e 5 de março e deve receber mais de 50 mil visitantes.

O objetivo da reunião é articular iniciativas de promoção do turismo de eventos, com foco em segmentos, como o esportivo, e trazer mais visitantes portugueses para o Brasil. Além de Gil e Montenegro, participaram do encontro o diretor do Turismo de Portugal no Brasil, Bernardo Cardoso; a diretora de vendas do Sofitel em Lisboa, Patrícia Costa; o sócio e diretor de Marketing da VOQIN, Miguel Assis; Ana Fontoura, diretora de sustentabilidade do Grupo Fidelidade; o diretor de Operações da Report Eight, Pedro Sampaio; o presidente da Associação Parques de Campismo Alentejo e Algarve, Carlos Rodrigues; a presidente da Feira Internacional de Lisboa, Maria João Matos; e o gerente de Mercados Internacionais da Embratur, Bruno Reis.

Gil ressaltou a importância do mercado português para o turismo brasileiro e que o encontro com empresários é o pontapé inicial para a retomada da promoção no país europeu.

“Esse encontro realizado pelo WTC com empresários portugueses marca o reengajamento da Embratur com o mercado internacional. Vamos desenvolver em conjunto com o trade uma série de ações para que a promoção seja mais inteligente e aumente a entrada de turistas em nosso país. O WTC será um parceiro nesse desafio”, afirmou.

A diretora de Marketing da Embratur lembrou que, em 2005, mais de 350 mil visitantes portugueses estiveram no Brasil. Em 2019, antes da pandemia de Covid-19, o número despencou para 176 mil. “A nova Embratur vai reposicionar os destinos turísticos brasileiros, sob estratégias de branding (Marca Brasil) e temas novos, como sustentabilidade e ações climáticas. Nossa meta será retomar, o mais breve possível, o patamar de 2005”, avaliou.

Segundo dados do Ministério do Turismo (2019), 55% dos portugueses visitaram destinos do segmento sol e praia, 20% procuraram experiências relacionadas à cultura e outros 20%, à natureza, ecoturismo e aventura.

“Com a promoção baseada em dados, há enorme potencial de crescimento dos segmentos relacionados à cultura e à natureza, e de lançar novos produtos, sem descuidar do sol e praia. São perfis distintos de turistas”, avaliou Gil. Ela também pontuou que 93% dos portugueses que visitaram o Brasil desejam retornar ao país.

O presidente do WTC, Luciano Montenegro, afirmou que o encontro foi um passo importante para divulgar mais os destinos brasileiros em Portugal. “Além de promover o Brasil, a rede de 320 World Trade Centers espalhados por 93 países está à disposição para ampliar e fortalecer os negócios”, anunciou.

Parceria na inovação

Já na terça-feira, 28, os diretores da Embratur Roberto Gevaerd (Gestão e Inovação) e Jaqueline Gil (Negócios e Marketing Internacional) se reuniram com o diretor-executivo da NEST – Centro de Inovação do Turismo, Roberto Antunes, em Lisboa, para falar de parcerias na área de tecnologia entre as agências. O objetivo é proporcionar experiências personalizadas para turistas estrangeiros, melhorar os serviços prestados por profissionais do setor e assim tornar os destinos brasileiros mais competitivos.

“A visita ao NEST de Lisboa reforçou como é importante investir em novas soluções e tecnologias voltadas para o turismo. A ideia é manter um diálogo permanente com a experiência bem sucedida de Portugal e fazer um intercâmbio com conhecimentos no campo da inovação. O mercado brasileiro é um celeiro de boas oportunidades e as novas tecnologias serão aliadas para garantir o crescimento do setor considerando os parâmetros da sustentabilidade ambiental”, destacou Gevaerd.

A Embratur também vai priorizar o desenvolvimento de soluções de tecnologias verdes que ajudem a reduzir a emissão de carbono do turismo, incluindo o uso de energia renovável, a implementação de práticas sustentáveis em toda a cadeia turística e a promoção de práticas de turismo responsável.

Diretores da Embratur e da NEST debateram parceria nesta terça-feira

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