IPG fecha parceria com o Consulado de Moçambique para FACIM 2011.
Da Redação
Divulgação
>> O Embaixador de Moçambique esteve na Câmara de Comércio Brasil-Portugal do Paraná, recebido pelo presidente José Brandão. |
Em viagem informal a Curitiba, o Embaixador da República de Moçambique, Murade Murargy, visitou a Praça Zumbi dos Palmares e a Casa das Nações. Encantado com a qualidade da capital paranaense, o diplomata moçambicano revelou o desejo de voltar a Curitiba ainda em 2011, para reunir-se com o prefeito e com o Governador e estabelecer relações bilaterais entre os dois povos.
Recebido pelo cônsul no Paraná, professor Adilson Neves, o Embaixador visitou pela manhã a Casa das Nações, uma iniciativa que envolve a ACP – Associação Comercial do Paraná – e que está sendo criada na FESP. No local já funciona a Câmara de Comércio Brasil Portugal do Paraná que, através do presidente José Brandão Coelho, que recebeu as autoridades de Moçambique. Após almoço com o cônsul, Murade Murargy visitou a Praça Zumbi dos Palmares, no bairro Pinheirinho, sendo recebido pelo Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura Municipal de Curitiba, Eduardo Pereira Guimarães, que mostrou a iniciativa do município em homenagear os países africanos, inclusive Moçambique que está representado em um dos pilares do monumento da África.
Na oportunidade, as duas autoridades discutiram a visita oficial do Embaixador a Curitiba em março ou abril deste ano e a possível vinda de comitiva de representantes africanos no Brasil para conhecer o Monumento a África.
FACIM 2011
O Cônsul da República de Moçambique reuniu-se com o presidente do IPG – Instituto de Politicas Globais e delegado da ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Espírito Santo, Shalom Confessor de Aguiar do Amaral; e com o Diretor Comercial da DNA, Sérvulo Clermont, para tratar de parcerias com o Consulado, com destaque para a 3ª Missão Empresarial Brasil Moçambique na 47ª FACIM 2011, de 29 de agosto a 04 de setembro, em Maputo.
O IPG, sediado em Vitória, Espírito Santo, é uma entidade não-governamental, com a missão de promover estudos, debates e ações de advocacia sobre temas prioritários de políticas públicas, política externa brasileira e relações internacionais.
A primeira ação será um encontro para apresentação das oportunidades de negócios em Moçambique para a Associação Comercial de Cachoeiro de Itapemirim ainda no primeiro semestre de 2011.
A FACIM – Feira Internacional de Maputo é uma feira multisetorial com periodicidade anual, que constitui o maior evento comercial de dimensão internacional, em Moçambique, uma ocasião para consolidar presenças estabelecidas e acolher novas empresas de setores de atividade.
Sob o tema “O Ponto de Encontro dos Homens de Negócios”, a edição de 2010 contou com a participação de 198 empresas moçambicanas e com a presença de 13 países.