Mundo Lusíada com Lusa
A Comunidade Caboverdiana do Brasil sediada em Santo André, no ABC Paulista que conta com o presidente Rogério Santos na condução da entidade, promoveu uma festa no mês de julho para comemorar os 48 anos independência de Cabo Verde.
Para dar ainda mais ênfase, o presidente Rogério Santos recebeu a importante visita no evento, do Embaixador de Cabo Verde no Brasil, José Pedro Chantre D’Oliveira, que fez questão de marcar presença e prestigiar os cidadãos ali radicados.
Em 1975 aconteceu a eleição da Assembleia do Povo, que declarou a independência do país no dia 5 de julho. O arquipélago de Cabo Verde é formado por dez ilhas na costa da África, a meio caminho entre a Europa e a América do Sul.
Na ocasião também o Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, apontou um “mar de razões” para o país estar a assinalar esses 48 anos da independência, como um “crescimento material visível”, mas entendeu que precisa de um “forte crescimento espiritual”, disse durante a sessão solene da Assembleia Nacional comemorativa do 48.º aniversário da independência do país africano.
O mais alto magistrado da Nação cabo-verdiana manifestou a sua preocupação pelo aumento da taxa de pobreza extrema, insegurança alimentar, desigualdade social e que 29,2% de jovens entre 15 e 35 anos estejam sem emprego, fora do sistema de ensino ou formação.
Para Maria Neves, os 48 anos de independência e os 32 anos de democracia exigem “um outro patamar de desenvolvimento espiritual” em Cabo Verde, onde espera “outros hábitos mentais, outros costumes”.
No Brasil a Associação Caboverdiana manteve sua tradição, reuniu a comunidade, recebeu a autoridade máxima presente no Brasil e agradeceu a presença de todos os convidados, familiares, amigos e patrícios: “esperamos que a festa em comemoração aos 48 anos da Independência de Cabo Verde tenha sido tão inesquecível para vocês como foi para nós”, declarou em uma nota publicada na página da Embaixada.