Embaixador de Cabo Verde presente na festa de 48 anos de independência no ABC Paulista

Rogério Santos - presidente Associação Caboverdeana do Brasil e embaixador José Pedro Chantre D'Oliveira. Foto divulgação / ACV

Mundo Lusíada com Lusa

A Comunidade Caboverdiana do Brasil sediada em Santo André, no ABC Paulista que conta com o presidente Rogério Santos na condução da entidade, promoveu uma festa no mês de julho para comemorar os 48 anos independência de Cabo Verde.

Para dar ainda mais ênfase, o presidente Rogério Santos recebeu a importante visita no evento, do Embaixador de Cabo Verde no Brasil, José Pedro Chantre D’Oliveira, que fez questão de marcar presença e prestigiar os cidadãos ali radicados.

Em 1975 aconteceu a eleição da Assembleia do Povo, que declarou a independência do país no dia 5 de julho. O arquipélago de Cabo Verde é formado por dez ilhas na costa da África, a meio caminho entre a Europa e a América do Sul.

Na ocasião também o Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, apontou um “mar de razões” para o país estar a assinalar esses 48 anos da independência, como um “crescimento material visível”, mas entendeu que precisa de um “forte crescimento espiritual”, disse durante a sessão solene da Assembleia Nacional comemorativa do 48.º aniversário da independência do país africano.

O mais alto magistrado da Nação cabo-verdiana manifestou a sua preocupação pelo aumento da taxa de pobreza extrema, insegurança alimentar, desigualdade social e que 29,2% de jovens entre 15 e 35 anos estejam sem emprego, fora do sistema de ensino ou formação.

Para Maria Neves, os 48 anos de independência e os 32 anos de democracia exigem “um outro patamar de desenvolvimento espiritual” em Cabo Verde, onde espera “outros hábitos mentais, outros costumes”.

No Brasil a Associação Caboverdiana manteve sua tradição, reuniu a comunidade, recebeu a autoridade máxima presente no Brasil e agradeceu a presença de todos os convidados, familiares, amigos e patrícios: “esperamos que a festa em comemoração aos 48 anos da Independência de Cabo Verde tenha sido tão inesquecível para vocês como foi para nós”, declarou em uma nota publicada na página da Embaixada.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *