Mundo Lusíada
Em comemoração ao centenário de José Saramago, a Embaixada de Portugal em Brasília convida para o lançamento do Livro “Todos os Saramagos”, no próximo dia 16 de novembro, 18h.
O livro reúne textos de trinta autores, brasileiros e portugueses, que têm como mote a vida e a obra de José Saramago.
Com entrada livre, o lançamento de “Todos os Saramagos” em Brasília conta com a presença de uma das organizadoras da antologia, Myrian Naves, do prefaciador e escritor Anelito de Oliveira, e dos autores Leonardo Almeida Filho, Carolina Schettini e Jalmelice Luz.
“O único escritor em língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura, Saramago é, neste ano de 2022, reverenciado pela vasta obra que inclui Ensaio sobre a Cegueira, O Evangelho Segundo Jesus Cristo e tantos outros títulos”, afirma Myriam Naves.
No dia 16 de novembro, Saramago completaria 100 anos.
São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo também celebra o Centenário de José Saramago, trazendo ao público de forma gratuita uma programação com três atividades comemorativas.
No dia 19 novembro (sábado) 15h, acontece a Oficina TOMA FORMA. “O Conto da Ilha Desconhecida” José Saramago, com Taissa Montiel, Parquinho Gráfico e Companhia Pia Fraus. O evento acontece no Consulado (Rua Canadá, 324) com entrada gratuita.
Em 22 novembro (terça) 19h, está programada a conversa: “Saramago e as Histórias: pensamento e ação” para debater a obra e as ideias de José Saramago.
Estarão presentes acadêmicos, editores e representantes de cátedras, e tem curadoria de Vera Ferlini. O evento acontece na Casa de Portugal em São Paulo, a conversa seguirá com uma celebração de nomeação da Sala José Saramago no edifício, na Av. da Liberdade, 602.
E dia 26 novembro (sábado) 15h, uma sessão Cine Lusco Fusco + Oficina TOMA FORMA, traz “A maior flor do mundo” de José Saramago, nas dependências do Consulado.
A exibição do filme “A maior flor do mundo” de Juan Pablo Etcheverry baseado no conto de José Saramago, é seguida da Oficina TOMA FORMA, com Beatriz Matuck, Juliana Ladun e Taissa Montiel. Crianças menores de 4 anos precisam do acompanhamento de um responsável.
A programação comemorativa do consulado em São Paulo tem curadoria de Beatriz Christal, e as vagas são limitadas.