O Ministério dos Negócios Estrangeiros avaliou a Embaixada de Portugal em Brasília como a mais dinâmica na promoção da economia portuguesa no exterior, na primeira edição dos prêmios de Diplomacia Econômica do Governo português.
Da Redação
Com Portugal Digital
O Governo português, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), escolheu a Embaixada de Portugal no Brasil como vencedora do primeiro prêmio de Diplomacia Econômica, uma iniciativa instituída este ano pelo MNE para distinguir as embaixadas mais ativas na dinamização de oportunidades para a economia lusa no exterior.
O MNE concluiu que, este ano, o mercado brasileiro foi aquele em que a atividade da rede externa, no campo da Diplomacia Econômica, foi mais dinâmico e empenhado.
De acordo com fontes diplomáticas, citadas pela rádio TSF, foi ainda no Brasil onde se conseguiram os melhores resultados económicos no último ano, uma vez que foram também tidos em conta alguns indicadores como o comportamento das exportações e os valores dos negócios concretizados nesse mercado.
O júri para atribuição do prémio aprovou uma proposta de distribuição de incentivos em 16 mercados, num valor total de 315 mil euros. O primeiro prémio, de 50 mil euros, vai ser entregue à Embaixada de Portugal no Brasil.
O segundo prêmio foi entregue à Embaixada de Portugal na Arábia Saudita (no valor de 40 mil euros) e o terceiro foi para as embaixadas nos Estados Unidos da América, Reino Unido e Polónia (cada uma receberá 20 mil euros).
As verbas recebidas por cada Embaixada terão de ser reinvestidas em iniciativas de promoção da economia portuguesa nos respectivos mercados.