Mundo Lusíada
No terceiro e último dia da sua visita de trabalho ao estado do Amapá, o embaixador de Portugal e a vice-cônsul com jurisdição no estado participaram, na Assembleia Legislativa do estado, numa cerimônia de atribuição da qualidade de cidadão Amapaense a dez portugueses e luso-descendentes (sete presenciais e três in memoriam).
O embaixador Luís Faro esteve na manhã do dia 26 visitando o prédio da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) para participar da homenagem e entrega de títulos de reconhecimento de descendência a familiares de portugueses que ajudaram no desenvolvimento do estado.
Receberam o reconhecimento in memorian João Felicio Diniz, Antônio Pinheiro Lavoura e Antônio Pereira e, presencialmente, José Maria Recio, José dos Santos, Manuel Vicente, Jorge Maria Antunes Gomes, José Maria Esteves, Antônio Maria Alves de Brito e João Américo Nunes Diniz. Participaram da homenagem a presidente da Comissão de Relações Exteriores da Alap, deputada Edna Auzier, e os integrantes da comissão Delegado Inácio e Jory Oeiras, a deputada Liliane Abreu, o senador Randolfe Rodrigues e outras autoridades locais.
Para Luís Faro, a solenidade é o ponto alto de uma visita muito proveitosa ao estado. “Cheguei segunda-feira e desde então tenho tido uma agenda completa. Na última terça-feira participei da Festa de São Tiago, um evento de alta intensidade, muito bonito e ver como essa tradição está sendo mantida aqui me deu um grande prazer”, afirma. Segundo ele, há interesse de empresários portugueses no setor de geração de energia do Amapá.
O senador Randolfe Rodrigues, também anfitrião do embaixador, explicou que a homenagem não podia ser em outro lugar além da Assembleia, a casa do povo. “O Brasil é a maior de todas as colônias portuguesas e os laços que nos unem são inseparáveis. A gente quer aproveitar e buscar investimentos para o estado ao mesmo tempo que reconhecemos a importância dos portugueses no desenvolvimento de todo país”, completa.
A deputada Edna Auzier agradeceu a todos os presentes e ressaltou a importância do reconhecimento ao legado português. “A gente está reforçando laços e buscando expandir as relações internacionais do estado, que para nós é muito importante, incluindo as fronteiras, como a Guiana Francesa. Todo o mercado internacional nos interessa e espero que a gente possa crescer com parcerias e investimentos que possam surgir.”
Já dia 25, o embaixador de Portugal, acompanhado pela vice-cônsul com jurisdição no Amapá, participou, em Mazagão Velho, na Festa de São Tiago, que se celebra desde 1777, há 246 anos. “Obrigado ao Senador Randolfe Rodrigues, ao Governador do Amapá e ao Prefeito de Mazagão Velho pelo convite. E muitos parabéns à impecável organização” declarou Luis Faro.
A festa completou neste ano sua 246º edição e celebra a histórica batalha entre mouros e cristãos, uma tradição trazida da África ainda no século 18 e que, junto a rituais religiosos, alia cavalgadas e encenações a céu aberto contando a história do soldado Tiago, personagem fundamental que lutou ao lado dos cristãos contra os mouros que culminou, graças à sua valentia, em uma grande vitória cristã. Ao todo, são 13 dias de festa que encerram com o ponto alto do evento nas apresentações da dança do Vominê, a passagem do bobo velho e a grande batalha.
No dia 24 de julho, um passeio fluvial pelos rios Amazonas e Matapi com o Senador Randolfe Rodrigues e o Secretário de Relações Internacionais do Governo do estado, a presidente e membros da Associação Luso-Brasileira, entre outros convidados, fez parte da visita oficial.