Da Redação
Com Lusa
Os turistas chineses gastaram 130 milhões de euros em Portugal, no ano passado, um crescimento homólogo de 40%, que está a despertar a atenção dos retalhistas portugueses.
“É um número bastante apreciável e que contribui para a nossa balança de pagamentos de forma muito positiva”, disse à agência Lusa Luís Filipe Silva, vogal do conselho diretivo do Turismo de Portugal.
“O turista chinês, para além da cultura, patrimônio e gastronomia, valoriza bastante a experiência do ‘shopping'”, notou.
Filipe Silva falava à margem da feira de turismo ITB China, que terminou dia 18 em Xangai, a “capital” econômica da China, e contou com quase 20 participantes de Portugal, incluindo do Freeport, cujos centros comerciais em Lisboa e Vila do Conde reúnem dezenas de marcas de luxo.
“É um mercado que estamos muito apostados em conquistar”, afirmou José Igreja, responsável pela promoção externa de turismo para o Freeport. “Os chineses são dos turistas com mais apetências para compras”, observou.
No caso do Freeport Lisboa Fashion Outlet, os chineses são já os terceiros maiores clientes, a seguir aos brasileiros e aos angolanos, levando a organização a adaptar-se para dar resposta.
“Temos atualmente funcionários que falam chinês e fomos os primeiros a disponibilizar pagamentos através do Unionpay [empresa chinesa líder em sistemas de pagamentos eletrônicos]”, explicou Igreja.
Em 2017, o número de chineses que visitaram Portugal cresceu 40,7%, para 256.735, segundo dados das autoridades portuguesas, que atribuem o aumento à abertura da ligação aérea direta entre a China e Portugal.
Nos primeiros seis meses desde a inauguração do voo, em 26 de julho passado, a taxa de ocupação foi superior a 80%, segundo fonte da companhia aérea chinesa Capital Airlines, responsável pela ligação aérea.
“É excepcional”, comentou Filipe Silva. “O objetivo da companhia agora é aumentar a frequência do voo”, disse.
O voo tem atualmente três frequências por semana, entre a cidade de Hangzhou, na costa leste da China, e Lisboa, com paragem em Pequim.
A China é já o maior emissor mundial de turistas e, segundo dados do Governo chinês, 129 milhões de chineses viajaram para o estrangeiro em 2017, mais 5,7% do que no ano anterior.
A China é o país mais populoso do mundo, com cerca de 1.400 milhões de habitantes.
A Capital Airlines é uma das subsidiárias do grupo chinês HNA, acionista indireto da TAP, através do consórcio Atlantic Gateway e da companhia brasileira Azul.
De olho nesse mercado, o Brasil também lançou campanha para atrair mais turistas chineses.