Em Noite de Fados no ABC, fadista e guitarristas falam da agenda cheia



Por Vanessa Sene
Mundo Lusíada

Saulo Rodrigues, Ricardo Araújo, Marly Gonçalves e Renato Araújo.

A Casa de Portugal do Grande ABC foi palco de uma típica Noite de Fados, em 26 de agosto, contando com a presença da comunidade portuguesa da região. Com um jantar de excelência, muito elogiado pelos presentes, a casa recebeu amigos, e músicos de reconhecida qualidade, no Brasil e no exterior.
Depois de alguns anos, Marly Gonçalves retornou à única casa portuguesa na região do ABC Paulista, acompanhada pelo Trio Ricardo Araújo (Ricardo Araújo – Guitarra Portuguesa, Renato Araújo – Violão, Saulo Rodrigues – Contra Baixo).
Segundo o presidente da casa, Paulo Freitas, que decidiu promover o evento no salão principal do clube já que cerca de 200 pessoas participaram, a Noite de Fados é promovida anualmente e consta como um dos mais importantes do calendário da casa. “Tentamos deixar o ambiente aqui aconchegante como a Taberna” diz Paulo.
“Sempre fazemos uma mescla de tradicionais e contemporâneos, porque precisa mostrar o antigo e o novo” defende a fadista Marly Gonçalves, em entrevista ao Mundo Lusíada, citando nomes da nova geração como Mariza, Kátia Guerreiro e Ana Moura, que recentemente foi entrevistada no programa do Jô Soares, na TV Globo.
A agenda cheia da fadista e do trio de guitarristas mostra como a música portuguesa vem tendo espaço, diz ela. “O fado sempre esteve em alta, e agregou a pessoas que estão em sucesso, crescendo na música” diz Marly citando ainda que o objetivo deles sempre é enaltecer a música portuguesa. “Este trio são três brasileiros que estão representando o Brasil lá fora. E isso não é uma coisa normal, são brasileiros divulgando uma outra cultura” elogia. Ricardo, Renato e Saulo foram os primeiros brasileiros a pisarem no palco de Moscou, o que para a fadista, representa uma grande responsabilidade. “E ao mesmo tempo tenho três mestres que me ensinam todos os dias. A cada apresentação, é uma lição que aprendo com os três”.
Depois de um convite para apresentação na Rússia, e depois na Ucrânia, o trio Ricardo Araújo volta a terras internacionais em 2012, novamente na Ucrânia, para participação no júri de um festival internacional. Antes disso, em setembro próximo, eles devem voltar a Portugal para uma apresentação no Teatro Trindade em Lisboa, ainda em negociação.
“Este trabalho que fazemos em primeiro lugar é enaltecer a guitarra. Por incrível que pareça o bandolin, a viola caipira, o cavaquinho tem origem portuguesa, mas a guitarra portuguesa não se tem muitos músicos no Brasil” diz o professor de guitarra portuguesa que juntamente com o irmão Renato teve que se afastar das escolas de música para se dedicar mais às apresentações, depois dos convites internacionais surgidos. Tudo surgiu após vídeos postados no portal YouTube, para aulas online. Ao todo, Ricardo estava com cerca de 70 alunos em nove países. “A vida virou tanto que estamos nos dedicando mais a isso” conta.
O trio também prepara a gravação de um DVD “Guitarra Portuguesa sem fronteiras” com a participação de músicos russos, talvez guitarristas de Lisboa, e músicos de São Paulo. E ainda, eles são também os mais novos contratados do Roberto Leal. O cantor português que tem o folclore como tradição contratou Marly e o trio para apresentar o fado em seu restaurante Marquês de Marialva.
“Agradeço muito ao Mundo Lusíada, vocês deram um apoio maravilhoso. Inclusive algumas reportagens foram usadas como material de divulgação entre os russos, e agora também na Ucrânia” agradeceu Ricardo Araújo. Confira um vídeo da Noite de Fados no site: www.youtube.com/MundoLusiada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *