Da Redação com Lusa
A Assembleia da República aprovou a deslocação do Presidente de Portugal ao Brasil, entre os dias 01 e 05 de julho.
De acordo com o projeto de resolução aprovado dia 09 pelos deputados, Marcelo Rebelo de Sousa vai visitar as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília no início do próximo mês.
No Rio de Janeiro vai participar nas comemorações do centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, e em São Paulo vai marcar presença na abertura da Bienal do Livro, que este ano homenageia Portugal.
A presença de Portugal vai acontecer sob o mote “É urgente viver encantado”, uma frase do escritor Valter Hugo Mãe, com a presença de mais de 20 escritores portugueses e lusófonos, e dois chefes de cozinha portugueses, na programação.
Nesta deslocação, o Presidente da República vai ainda à capital, Brasília, para “aceder a um convite” do seu homólogo, Jair Bolsonaro.
O assentimento da Assembleia da República às deslocações do chefe de Estado é uma formalidade imposta pela Constituição, que estabelece que o Presidente da República não pode ausentar-se do território nacional sem autorização do parlamento.
Conferência em Lisboa
Antes de embarcar, o presidente português estará com o Presidente francês, Emmanuel Macron, em Lisboa no dia 30 de junho para participar da Conferência dos Oceanos, retribuindo assim a visita de Marcelo Rebelo de Sousa que em fevereiro esteve em Brest, na One Ocean Summit.
A Conferência dos Oceanos realiza-se em Lisboa entre 27 de junho e 01 de julho. O evento é co-organizado com o Quênia e vai reunir em Portugal cerca de duas dezenas de chefes de Estado e Governo.