Da Redação
Com Lusa
Mira vai suportar parte dos salários dos nadadores-salvadores da Praia de Mira, que este verão disponibiliza aos visitantes internet gratuita, uma câmara para seguir online as condições do mar e um medidor de índice ultravioleta.
Dividir com os concessionários das praias de Mira e Poço da Cruz os salários dos 19 nadadores-salvadores foi a solução encontrada pela autarquia para garantir que não existam falhas na assistência aos banhistas do nascer ao pôr-do-sol, como frisa o presidente da Câmara, Raul Almeida.
“Levamos a segurança de quem nos visita muito a sério e por isso decidimos avançar com esta solução para reforçar a vigilância, contratando mais nadadores-salvadores”, diz o autarca, acrescentando que a contribuição da autarquia deverá rondar os 30 mil euros, cerca de metade do que é gasto por temporada com os salários dos nadadores-salvadores.
O autarca relembra que a Praia de Mira é a única zona balnear do mundo que conquistou a Bandeira Azul durante 30 anos consecutivos (o galardão foi hasteado na sexta-feira) e que isso acarreta especiais responsabilidades.
“Estamos naturalmente muito orgulhosos com a distinção, mas isso só nos faz ter ainda mais atenção aos pormenores, para que quem nos visita se sinta em casa, em segurança”, diz o autarca.
Entre as novidades deste verão na Praia de Mira destaca-se a rede “wifi” gratuita, que vai disponibilizar internet a quem estiver no areal ou na zona da avenida marginal.
À entrada da praia, junto à bandeira azul, foi colocada também uma “livecam” que transmite pela internet imagens em tempo real das condições climatéricas e do mar, pensada para servir os banhistas e os muitos surfistas que todos os dias visitam a praia.
Na mesma zona foi colocado um medidor eletrónico de IUV (Índice Ultravioleta), que através de uma escala de zero a dez permite aos banhistas avaliarem o risco de exposição ao sol, explicado num cartaz de simples leitura.
“São pequenas melhorias, mas que podem fazer a diferença”, resume Raul Almeida, que na semana passada juntou os empresários hoteleiros da praia numa curta reunião com o presidente da Turismo Centro, Pedro Machado, destinada a abrir a discussão sobre iniciativas para atrair mais visitantes o concelho.