Da Redação
De visita ao Brasil para as comemorações do 10 de Junho, a Ministra da Presidência portuguesa, Mariana Vieira da Silva, teve oportunidade de falar com muitos portugueses e luso-descendentes em Belo Horizonte, capital mineira.
O programa incluiu uma cerimônia no Jardim Luís de Camões e a visita ao Palácio da Liberdade, junto ao Embaixador de Portugal, cônsul em BH e demais autoridades. A ministra Mariana Viera da Silva falou sobre a importância desta data para reforçar os laços com as comunidades portuguesas espalhadas pelos cinco cantos do mundo.
“O Brasil foi um dos primeiros destinos dos emigrantes portugueses, e é hoje um caso singular nesse contexto.” defendeu Mariana, em um artigo especial, no âmbito da sua passagem pelo país, no Correio Braziliense. “Se a história da emigração portuguesa no Brasil é uma história de sucesso, devemo-la não só ao espírito de abertura, capacidade de trabalho, sentido cívico e resiliência do povo luso mas também, e em grande medida, à forma calorosa, generosa e inclusiva como os portugueses aqui são recebidos”.
No segundo dia de visita a Belo Horizonte, a Ministra Mariana Vieira da Silva visitou a Academia Mineira de Letras e almoçou com elementos da Câmara Portuguesa de Minas Gerais. Um dia preenchido que demonstrou a proximidade entre 🇵🇹 e 🇧🇷. #DiadePortugal pic.twitter.com/yT7R95IzY8
— Presidência do Conselho de Ministros (@mpresidencia_pt) June 10, 2022
Em Belo Horizonte, um espetáculo com a fadista Ana Lains, no Teatro Unimed BH do Minas Ténis Clube, marcou o Dia de Portugal, na noite de 9 de junho. E neste dia 10, uma solenidade em homenagem ao Dia de Portugal aconteceu na Academia Mineira de Letras, seguida de almoço no Automóvel Clube de Minas Gerais, a convite da Câmara Portuguesa MG, com a presença da ministra.
A Ministra da Presidência, segunda figura da hierarquia do Governo, está hoje em Belo Horizonte e segue dia 11 para Salvador, para comemorar com a comunidade portuguesa.
A comunidade de BH ainda se reúne para a 11ª edição da tradicional Festa Portuguesa, de volta ao formato presencial, com objetivo de celebrar por mais um ano, a integração entre Brasil e Portugal, no dia 11 de junho, das 10h às 20h, no entorno do Museu Abílio Barreto, com atrações gastronômicas, culturais, artesanato, apresentações musicais.
Também no dia 11, no Consulado-Geral em Salvador, Bahia, acontece uma recepção à comunidade e autoridades locais com a presença da Ministra de Estado e da Presidência, para marcar a data.
Mais comemorações Brasil
O Consulado-Geral em São Paulo, em coorganização com a Câmara de Comércio Portuguesa – São Paulo, a Casa de Portugal de São Paulo e o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo, promoveram na noite desta quinta-feira (dia 9) uma recepção com a presença de convidados e representantes associativos para marcar a data.
Dois concertos, da cantora portuguesa MARO (12/06), e do músico Sérgio Godinho com a participação especial do músico brasileiro Zeca Baleiro, também estão na programação do Consulado de São Paulo para este ano.
Serão dois encontros com o artista português: um literário e outro musical. O primeiro será dia 14 de junho, às 18h, no Consulado de SP com o debate “Primeiro dia do resto da sua vida”, Sergio Godinho com o pianista português Filipe Raposo e o cantor brasileiro Zeca Baleiro. No dia 15 às 21h, eles voltam a se encontrar, desta vez no palco do Teatro B32, às 21h, com participação da São Paulo Big Band.
Em Curitiba, uma recepção no Hotel Pestana Curitiba, para a comunidade portuguesa e autoridades locais, terá um momento cultural, a atuação de uma fadista curitibana que canta fados portugueses, além de cocktail fornecido por empresas portuguesas sedeadas na cidade.
Também o Vice-consulado em Recife, no dia 10, promove encontro com a comunidade portuguesa no Gabinete Português de Leitura em Pernambuco.
No Ceará, uma solenidade marca a data e 150 anos da Beneficente Portuguesa. Confira outros eventos para este Dia de Portugal na agenda do Mundo Lusíada >>