Da Redação
O plenário da Câmara Municipal de Belém (CMB) foi palco de homenagem à comunidade portuguesa no Pará, em 3 de junho. Cerca de 60 pessoas, entre autoridades, empresários e membros da sociedade civil, foram agraciados com o diploma Luís Vaz de Camões. A escolha dos homenageados considerou as atividades prestadas ao município de Belém no âmbito da comunidade portuguesa. O evento aconteceu em parceria com a Câmara Portuguesa de Comércio do Brasil.
A sessão solene foi proposta pelo vereador Mauro Freitas (PSDC), autor do Projeto de Lei nº 9211/2016, que institui a data 10 de junho como o “Dia Municipal da Comunidade Luso-Brasileira”. “É um prazer imensurável receber nessa casa, que é do povo, parte da herança portuguesa que vive em Belém”, afirmou o vereador, que presidiu a sessão. “Em nome dos 35 vereadores, digo que a comunidade luso-brasileira precisava ser reconhecida, em Belém, há muito mais tempo por esta casa”, completou.
“A iniciativa do vereador Mauro Freitas merece apoio e solidariedade de todos os belenenses, porque a cidade estava devendo esse reconhecimento há muito tempo em função de sua história. Saibam que os senhores e seus descendentes honram esta cidade com sua presença”, disse o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho. A importância histórica também foi destacada pelo presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Pará. Reginaldo Ferreira agradeceu a homenagem “a esse grupo de heróis que se estabeleceu nesta cidade e contribuiu para seu crescimento social, econômico e cultural”.
José Conrado Santos, presidente da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), foi um dos homenageados do dia. “Ficamos muito contentes ao receber esta certificação num momento em que estamos vivendo uma aproximação muito grande com Portugal, numa troca de informações e até de buscar e levar novos investimentos”, disse Conrado. “Parabenizo a atitude dos vereadores da Câmara e do prefeito Zenaldo Coutinho pela importância dada à esta comunidade”, salientou.
Francisco Ribeiro Telles, embaixador da República de Portugal no Brasil, declarou-se emocionado afirmando que o Pará tem forte ligação com seu povo. “É uma justa homenagem a personalidades que engrandecem o nome da nação portuguesa. São pessoas que honram o nome de Portugal. Quero dizer que os verdadeiros embaixadores de nosso país são vocês, os homenageados de hoje”.
Fernando Ribeiro Rosa, presidente da Juta da Freguesia de Belém em Portugal, disse que o “Dia da Comunidade Lusa em Belém” era motivo de honra. “Os símbolos marcam etapas novas em nossa vida e, por isso, ficamos honrados com essa iniciativa.”
Entre as autoridades homenageadas, receberam o diploma Luís Vaz de Camões, o secretário de Estado de Turismo do Pará (Setur), Adenauer Góes, que representou o governador Simão Jatene; Francisco Ribeiro Telles, embaixador de Portugal no Brasil; Fernando Rosa, presidente da Junta de Freguesia de Belém, de Lisboa; Reginaldo Ferreira, presidente da Câmara Portuguesa de Comércio Brasil-Pará; e o prefeito Zenaldo Coutinho.
“Desde ontem estamos envolvidos em grandes emoções, compartilhando momentos com nossos irmãos portugueses residentes em nossa cidade”, falou Zenaldo, referindo-se à abertura do VIII Encontro de Negócios na Língua Portuguesa, promovido nesta quinta, 2, no auditório da Fiepa. “A cidade já devia este registro histórico. Fico muito feliz em participar deste evento, seja na qualidade de prefeito, cidadão, e sobretudo, tendo nas raízes da família o sangue português”, seguiu Zenaldo. “Eu, portanto, registro como prefeito que a Prefeitura de Belém, de mãos dadas com a Câmara Municipal, reconhece que vocês honram a cidade com suas presenças e de seus herdeiros”, finalizou.
Durante a cerimônia, a banda de música da Guarda Municipal de Belém (Gbel) executou os hinos de Portugal, do Brasil e de Belém. O titular da Setur ressaltou o compromisso do Estado do Pará com a comunidade e lembrou que neste mês completam-se dois anos do primeiro voo direto Belém-Lisboa. “Há dois anos saía o primeiro voo direto de Belém para Portugal, o que firma o laço que temos com este país e que precisamos manter em constante ligação”, encerrou Adenauer Góes.
Luiz da Gama Mór, vice-presidente da companhia aérea TAP, também foi um dos agraciados com o diploma “Luís Vaz de Camões”. O voo entre Belém e a Europa completa dois anos e a companhia comemora os bons resultados deste destino, que se aproxima dos 80% de ocupação, média brasileira.
“Esta foi apenas a primeira sessão de uma homenagem histórica que deverá se repetir, crescer e melhorar nos próximos anos. Nosso compromisso é manter viva a memória e a gratidão a essa comunidade tão importante para nossa cidade”, concluiu Mauro Freitas.
Após a sessão, a comitiva do embaixador de Portugal foi convidada a participar de um coquetel no hall de entrada.