Da Redação
Com Lusa
O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou à agência Lusa que as comemorações de 2018 do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesa vão ser nos Estados Unidos da América.
“Para o ano vamos ter uma grande festa, porque o 10 de junho vai ser nos Estados Unidos da América”, afirmou o chefe de Estado, adiantando que “vai “passar por vários sítios onde há comunidades açorianas que nunca mais acabam”.
Marcelo Rebelo de Sousa deu conta das comemorações do 10 de junho do próximo ano nos Estados Unidos depois de ter tirado uma fotografia com um casal de emigrantes açorianos radicados em Boston, naquele país, no decorrer do almoço que reuniu mais de mil idosos na Praia da Vitória, na Terceira, ilha onde hoje cumpre o segundo dia de deslocação aos Açores.
Questionado pela Lusa sobre quando visitará a diáspora açoriana, o chefe de Estado adiantou que será já no próximo ano, no Dia de Portugal, que, num modelo inédito, comemorou com as comunidades portuguesas em Paris, em 2016, e este ano comemorará no Brasil.
Segundo a Direção Regional das Comunidades, que cita dados dos últimos censos norte-americanos, a comunidade portuguesa nos Estados Unidos é de cerca de 1,4 milhões de pessoas, estimando-se que 70% seja de origem açoriana.
Não obstante estar representada em todos os estados daquele país, a comunidade açoriana é mais expressiva na Califórnia, Massachusetts e Rhode Island.
Entre 1960 e 2014, saíram da região com destino aos Estados Unidos 96.292 emigrantes, informou a Direção Regional das Comunidades.
Dia de Portugal 2017
A comunidade portuguesa no Brasil aguarda a confirmação de agenda para o 10 de Junho deste ano, que começa no Porto e termina no Brasil, com a presença do presidente português e do Primeiro-Ministro.
A expectativa é que o presidente Marcelo Rebelo se encontre com a comunidade em São Paulo na noite do dia 10. A agenda do Consulado Geral de Portugal em SP para a data consta uma apresentação da fadista Gisela João no Theatro Municipal, para comemorar a data, que poderá receber a visita do presidente, ainda sem confirmações oficiais. No dia 11, o presidente deve se reunir com a comunidade no Rio de Janeiro.