Participantes reunidos na última festiva de 2018 na sede do Elos ABC.
Por Vanessa Sene
Márcia Rodrigues segue à frente do Elos Clube do Grande ABC este ano, seguindo como presidente até agosto de 2019. No último dia 17 de dezembro, a unidade elista completou 31 anos de fundação, e encerrou 2018 com uma festiva conjunta com o Lions Club Santa Maria, de São Caetano do Sul, que também é comandado por uma mulher, a Sueli Camargo, que aliás foi apresentada como nova integrante do movimento elista.
Já somando quase dez anos na diretoria do Elos ABC, a presidente Márcia Rodrigues terminou 2018 feliz com os resultados concretizados. “A nossa sede deu uma renovada, está novinha, conseguimos finalmente inaugurar um elevador. Para um clube, hoje em dia, é difícil. Nós conseguimos esse conforto a mais para os sócios e para o espaço quando alugado para festas”.
Segundo Marcia Rodrigues, o que “segura” o Elos são os alugueis do salão de festas, em consignação com o Buffet Fabricando Sonhos. Mas, assim como diversas associações luso-brasileiras, também o Elos Clube do ABC tem recebido adesões de novos sócios, como ocorreu na confraternização de encerramento de 2018, quando a entidade empossou três novas sócias. “Não é só empossar, porque está muito na moda entrar, porque querem ir para Portugal, não é, elas excepcionalmente querem participar e fizeram questão de estarem presentes na festa de fim de ano”, contou.
Atualmente, muitos brasileiros procuram associações e mídia luso-brasileira para se associar e comprovar relação com a comunidade portuguesa, para incluir essa comprovação no processo de nacionalidade portuguesa no Consulado. Segundo ela, que participa de outras instituições maiores, a solicitação é grande atualmente.
Apesar desse contexto, Marcia Rodrigues defende que vem sentindo uma renovação no clube. “A diferença é que as pessoas que vem para o Elos querem conhecer, o que não vejo nas outras, que as pessoas querem a carta [de comprovação] e somem. O que me deixa feliz é que tem gente nova chegando”.
Do lado cultural do clube, o ano passado teve menos atividades, segundo a presidente, apostando mais no lado humanístico. “Fiz uma parceria com o Lions Club, e os eventos beneficentes eram feitos em conjunto. A ideia é fazer conjunta com elas e a verba arrecada é direcionada para entidades carentes. Essa parceria está dando certo. O Lions é mais voltado para a parte de se doar, não tem o viés cultural”.
Já o Elos ABC, pretende retomar as atividades culturais para 2019, com visitas a teatros e viagens culturais. “A minha turma adora isso também, estou aqui porque gosto disso, e acabamos virando uma família mesmo”.
Cerca de 25 associados compõe hoje o clube, o que segundo a presidente, para “um Elos” é bastante. Em 2018, lembrou Marcia, São Paulo teve alguns Elos que fecharam as portas e encerraram suas atividades.
O Elos ABC completou uma reforma de banheiros adaptados, troca de piso, ar condicionado e elevador instalado em sua sede. Agora para 2019, o clube vai reformular o palco e iluminação, além de outras ampliações. A parceria de tantos anos com o Buffet, agora com novo comando, traz ideias novas para o espaço, defendeu Marcia.
Nessa reformulação no prédio do Elos concretizado em 2018, o elevador é uma das grandes aquisições. “Tínhamos uma elista, a dona Júlia que faleceu com quase cem anos, é uma querida e toda reunião do Elos ela subia dois lances de escada. Infelizmente ela não viu pronto, então numa reunião, decidimos fazer uma placa em homenagem a ela e o elevador terá o seu nome” disse a presidente citando o marido da homenageada, Sr. Herlander Gomes, que também participa e é querido por todos igualmente.