Elos Clube do Grande ABC comemora 30 anos na sede própria

A presidente do Elos, Marcia Rodrigues, Pedroso de Moraes, e Rui Fernão Mota e Costa.

Por Vanessa Sene

A noite de 14 de dezembro marcou os 30 anos de fundação do Elos Clube do Grande ABC, em um requintado jantar, que promoveu ainda a confraternização de fim de ano do Lions Club Santa Maria.
A festa aconteceu na sede do Elos Clube ABC, em São Bernardo do Campo, numa ação conjunta de natal dos dois clubes, que reuniu cerca de 90 pessoas. “Foi organizado com muito carinho, 30 anos não poderíamos deixar passar em branco, e finalmente conseguimos realizar na nossa sede” diz a presidente do Elos ABC, Marcia Maria Rodrigues, citando empecilhos de datas ou custo. Dessa vez, a festiva na sede própria comemorou com mais entusiasmo o aniversário de fundação. “Está lindo de se ver, gostaria de agradecer a todos os presentes que comemoraram com a gente”.
Ao Mundo Lusíada, a presidente do Elos ABC falou sobre os 30 anos do clube, uma história que seu pai José Rodrigues (em memória) participou desde a fundação. “Eu adoro o Elos, faço com prazer. Sou presidente de novo e é o maior prazer ser presidente de um clube. Por isso estou aqui, e não deixo a peteca cair, enquanto eu estiver aqui assim será” diz Marcia que também está a disposição para ver o clube sendo comandado pela sua vice-presidente Bia Beato ou demais interessados elistas.
O ano de 2017 chegou com crise mas o Elos Clube do ABC conseguiu concretizar uma reforma importante na sede, e uma aquisição que era um sonho antigo, o elevador da sede. “Foi um ano muito difícil, e eu foquei numa reforma que a sede estava precisando, nós enfrentamos uma reforma num ano como esse, estávamos com caixa para seguir, e conseguimos repaginar a sede” diz a presidente. “Pena que a minha intenção era inaugurar o elevador, ele já está quitado mas por conta de detalhes de engenharia ficou para janeiro ou fevereiro. Era um sonho antigo, entrava ano e saia ano e sempre me perguntavam. Meu perfil é esse de fazer tudo com pé no chão, essa sede foi feita assim e estamos mantendo ela depois de 30 anos, estou muito orgulhosa”.
Na própria oração elista, é falado da parte humanística do Elos, um clube cultural que engloba atividades de cunho social. “Tive a ideia de me unir com o Lions Santa Maria, que já tem as instituições cadastradas que precisam de ajuda. O Elos pega esse gancho e aproveita para fazer a parte humanística, não esquecendo da parte cultural que estamos sempre levantando a bandeira” contou.

A Festiva histórica
O vice-presidente do Elos para América do Sul, Marcelo Rocco, agradeceu os elistas presentes na data marcante para o clube e fez votos de boas festas. Ramiro Cruz, presidente do Conselho do Elos Internacional, também usou da palavra e disse ter muito orgulho da história do Elos ABC.
Suely Camargo, a presidente do Lions Santa Maria, parabenizou pelos 30 anos de fundação, agradecendo a todos os presentes, e desejando força e sabedoria para que os presidentes dos clubes de serviço saibam conduzir seus clubes. Durante a noite, Marcia Rodrigues empossou uma nova companheira elista, com 94 anos, a senhora Albina Romã foi muito aplaudida. Emocionada, a presidente falou do orgulho em ter sede própria e casa cheia na festiva de 30 anos de fundação, agradecendo o apoio dos amigos.
Para marcar o aniversário, um dos fundadores do Elos Clube do ABC, Rui Fernão Mota e Costa, fez um pronunciamento sobre a inauguração do movimento no ABC Paulista. Em sua fala, Rui Fernão citou a potência do elismo naquele tempo de fundação. Idealizador da sede, ele e demais integrantes da primeira diretoria conversaram com muitos amigos para apresentar o movimento elista e incentivá-los a participar. “Até hoje deixamos a desejar na divulgação dessa grande entidade mundial” defendeu.
A inauguração em dezembro de 1987, num restaurante chamado O Forno no centro da cidade, reuniu autoridades e cerca de 400 convidados, relatou. “Foi bastante difícil, lutamos com dificuldade e as pessoas não sabiam o que era Elos. Mas chegamos lá” defendeu Rui Fernão. Idealizador, fundador e presidente por duas gestões do Elos ABC, Rui terminou sua fala elogiando a dedicação da presidente Marcia, pela continuação do trabalho.
Fundado em 1959 em Santos, por Eduardo Dias Coelho, um filho de portugueses, o Elos Clube da Comunidade Lusíada tem por objetivo defender a cultura e as tradições lusófonas.
Nessa noite, ao comando do Buffet Fabricando Sonhos, foi servido aos convidados salada caprese, tostines de polenta ao molho barbecue, supremo de frango, escondidinho de carne seca, além de massa, lagarto ao molho madeira e frango ao molho de ervas no jantar. O evento foi encerrado com um amigo secreto entre os companheiros elistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *