Da Redação
Com Lusa
As eleições do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) poderão realizar-se na primeira quinzena de novembro, anunciou a secretária de Estado das Comunidades, Berta Nunes.
Segundo a governante portuguesa, o assunto está a ser tratado com os conselheiros, salientando que o processo foi adiado por causa da covid-19 e das condições de votação, que é presencial.
“Neste momento estaremos a pensar na primeira quinzena de novembro, porque isso também foi um desejo dos próprios conselheiros, estava previsto um pouco mais cedo, mas havia alguns constrangimentos, nomeadamente mobilizar as pessoas para votarem”, explicou.
Berta Nunes sublinhou que o objetivo é organizar o processo tendo em conta a situação da pandemia, para que as pessoas possam mobilizar todos os que queiram votar.
“De forma que estamos a ponderar, neste diálogo que temos feito com os conselheiros das Comunidades, a primeira quinzena de novembro”, reforçou.
A secretária de Estado anunciou em junho do ano passado, na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, que as eleições para o CCP, previstas para esse ano, iriam ser adiadas para este ano devido à pandemia.
O Conselho das Comunidades Portuguesas é o órgão consultivo do Governo para as políticas relativas à emigração e às comunidades portuguesas no estrangeiro.
O CCP é composto por um máximo de 80 membros, eleitos pelos cidadãos portugueses residentes no estrangeiro que sejam eleitores para a Assembleia da República.