Da Redação
Com Lusa
A EDP investiu dois milhões de euros na compra de uma participação minoritária na SolarWorks!, uma empresa holandesa de energia solar com operação em Moçambique e que está atualmente a preparar a entrada no mercado do Malauí.
Segundo um comunicado da elétrica, esta aquisição marca o arranque do projeto de promoção do acesso universal a energia sustentável (A2E), anunciado em maio, que prevê um investimento de 12 milhões de euros ao longo dos próximos três anos, com impacto em 200 mil pessoas de países em desenvolvimento.
O negócio resultou de uma ronda de financiamento liderada pela EDP Renováveis, subsidiária do grupo EDP, em conjunto com a sociedade de capital de risco (‘venture building’)Persistent Energy Capital LLC, na sequência de um aumento de capital da Solar Works!.
A empresa holandesa, que conta com cerca de 180 trabalhadores, opera um negócio de “pay-as-you-go” (PAYGO) na África Austral desde 2016, fornecendo soluções descentralizadas a cliuentes domésticos e empresariais sem ligação às redes elétricas nacionais.
Este modelo de comercialização de energia solar, que prevê que os clientes disponham de um plano de pagamentos disperso em parcelas, pagando a energia à medida que consomem, tem sido implementando com sucesso em vários países africanos.
Desde 2009, a EDP “investiu cerca de cinco milhões de euros em projetos A2E, impactando diretamente mais de 20 mil pessoas” e prevê gastar “um milhão de euros em atividades de responsabilidade social”, nomeadamente a criação de um fundo filantrópico, adianta o comunicado.