Da Redação
O Museu da Imigração do Estado de São Paulo (MI) – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo –, recebe dias 19 e 20 de novembro, uma edição especial do festival gastronômico Comida de Herança, intitulada Raízes, com entrada gratuita.
Celebrando a brasilidade, a diversidade gastronômica e a influência africana na comida brasileira, o evento contará, no jardim, com produtos de pequenos produtores e empreendedores. O público encontrará itens para serem consumidos no local ou para serem degustados em casa, como queijos, pães artesanais, chocolates, hidromel, entre outros.
Estarão presentes na programação também chefs com raízes nas culturas africanas, como a especialista em gastronomia ancestral, Dani Pimenta, que ministrará uma palestra, no dia 19 (sábado), às 12h, sobre como se alimentar com saúde e bem-estar. Já no dia 20 (domingo), às 16h, a Priscila Novaes comandará a ação “Ajeum e as forças ancestrais”, abordando a questão do momento sagrado e coletivo nas refeições, no qual alimenta-se o corpo e o espírito. A profissional ainda integrará as tendas do evento, com acarajé, aluá, axoxo de oxossi, entre outros pratos. Assim como o Geronimo Vinicius, do Baobá Comedoria, que mostrará, em diferentes receitas, a variedade e a riqueza dos sabores e aromas de tal gastronomia.
A iniciativa terá o objetivo de proporcionar à comunidade uma experiência de contato e apreciação de uma comida com paladar diferente, além de apresentar e fomentar o consumo e os negócios de pequenos produtores. Quem comparecer ao festival se deparará com 40 expositores que se destacam por suas inovações, com heranças culturais e afetivas e diversas histórias para compartilhar.
A festividade contará, ainda, com uma exposição botânica, com curadoria da florista Cristina Omura, que trará para o Museu espécies tradicionais e raras de origem africana. Ervas, arbustos, plantas ornamentais e flores farão parte da mostra e expressarão a relação de Cristina, neta de migrantes japoneses que passaram pela antiga Hospedaria do Brás, com a flora do continente africano, da qual é uma grande admiradora e entusiasta, unindo, a partir desse trabalho, o Japão, a África e o Brasil.
Complementando a programação do “Comida de Herança – Raízes”, o público prestigiará shows na rua em frente à instituição. Os detalhes podem ser conferidos no perfil oficial da atração no Instagram.
Dia da Consciência Negra no Museu da Imigração
Além da feira gastronômica, o MI disponibilizará uma agenda temática relacionada ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.
Na véspera, dia 19 (sábado), será aberta ao público a exposição temporária África em São Paulo, projeto que reúne retratos feitos pelo consagrado fotógrafo Bob Wolfenson e textos do jornalista Naief Haddad. A mostra contará com 43 fotos que formam um painel variado e surpreendente de migrantes, apresentando a diversidade de africanos que adotaram a cidade de São Paulo nos últimos anos. A inauguração está marcada para as 11h.
Já às 15h, o público poderá participar da Oficina de Estamparia, realizada pelo Núcleo Educativo do MI. A proposta será utilizar algumas técnicas e tradições do continente africano, como os Adinkra de Gana, para criar símbolos e confeccionar carimbos. Os que forem produzidos durante a atividade serão utilizados para fazer estampas e padronagens em papéis grandes, explorando infinitas composições de formas e cores. Os carimbos poderão ser levados para casa e utilizados para personalizar tecidos e peças de vestuário, como camisetas e bolsas.
Em 20 de novembro (domingo), também em celebração ao início da Copa do Mundo de Futebol, a programação especial contará com um momento de cinema, abordando o futebol como manifestação cultural popular: África × América Latina. Assim, a partir das 11h30, será exibido o documentário Gondwana, a bola conecta, seguido de um bate-papo entre os produtores e o público.
Por fim, às 14h, uma roda de conversa, intitulada “Retrato e Identidades Negras”, envolverá uma visita à exposição de Wolfenson e Haddad. A ideia será discutir qual o lugar do retrato na construção de narrativas e olhares sobre os corpos negros. Como esses corpos são representados? O que está presente ou ausente nas escolhas estéticas que norteiam o discurso visual construído pelos artistas? Como essas imagens podem nos ajudar a refletir sobre a construção de imaginários sobre masculinidades negras?
Serviço
Comida de Herança – Raízes
Datas: 19 e 20 de novembro
Horário: das 10h às 18h
Local: Museu da Imigração
Inauguração da Exposição África em São Paulo
Data: 19 de novembro
Horário: 11h
Local: Sala de Exposições Temporárias
Em cartaz: até 12 de março de 2023
Oficina de Estamparia
Data: 19 de novembro
Horário: 15h
Local: Ateliê Educativo
Faixa etária: Crianças a partir de 6 anos acompanhadas de responsável
Inscrição: https://forms.gle/i9TZDgdtShz17MtG9
Vagas limitadas por ordem de chegada
Cinema + Bate-Papo | Futebol como manifestação cultural popular: África × América Latina
Data: 20 de novembro
Horário: 11h30
Local: Auditório
Faixa etária: Livre
Vagas limitadas por ordem de chegada
Roda de Conversa “Retrato e Identidades Negras”
Data: 20 de novembro
Horário: 14h
Local: Exposição Temporária África em São Paulo e Ateliê Educativo
Faixa etária: Jovens a partir de 16 anos e adultos
Inscrição: https://forms.gle/3ocAL8uSWW35ZhW9A
Vagas limitadas por ordem de chegada
Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
CEP: 03164-300
Tel.: (11) 2692-1866
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h)
R$ 10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local | Bicicletário na calçada da instituição | Não possui estacionamento | Próximo à estação Bresser-Mooca
www.museudaimigracao.org.br