O mercado do entretenimento cresce a olhos vistos e o universo dos jogos digitais tem se destacado no panorama internacional ao contribuir de forma positiva para a sociedade e a economia dos países. Com isso, vários desenvolvedores apostam na reinvenção de jogos tradicionais para o mundo online, chamando a atenção de jogadores dos quatro cantos do mundo.
Assim, se você já sente saudades de jogar o clássico bingo com os amigos, agora pode fazer isso sem sair de casa, visto que sites como https://www.casinotop10.com.br/bingo-online trazem uma lista com as melhores plataformas que disponibilizam esse jogo online. Com regras simples e bastante interação entre os participantes, o bingo se destaca no ambiente virtual por ter versões com diferentes números de bolas. Entretanto, não foram apenas jogos do gênero que chegaram ao digital.
Atualmente, você já pode se divertir jogando Monopoly sem o risco de perder cartas ou peças. Ideais para reunir os amigos em torno do tabuleiro virtual, há várias versões do jogo para smartphone, tanto para o sistema operacional Android quanto para o iOs. Também no universo digital, disponível para plataformas como Nintendo Switch ou mesmo na versão desktop, está o emblemático UNO, um jogo cujo vencedor é o primeiro jogador a ficar sem cartas na mão.
Como é possível notar, o universo do gaming online vem se expandindo de forma intensa, transformando por completo o mundo do entretenimento, que nunca mais foi o mesmo após a chegada de todas essas inovações. Por isso, são criados jogos para todos os tipos de interesse e que atendem diversas necessidades, como é o caso do AlfaBeta Herói. Como explicamos na matéria que pode ser lida em https://www.mundolusiada.com.br/cplp/jogo-online, este jogo online tem como objetivo corrigir os principais erros da língua portuguesa — o que pode entreter e gerar aprendizado ao mesmo tempo.
Impacto do mercado gaming na economia dos países
No primeiro momento é necessário entender o porquê de os países apostarem tanto no setor de jogos digitais. Ao longo dos anos a indústria dos games tem marcado uma forte presença em Portugal e no Brasil, o que não só representa benefícios econômicos, mas também sociais para estes países, explicando assim a grande quantidade de jogadores que foram atraídos para esse mercado.
Como publicado no DN Insider em maio do ano passado, conforme é possível ler em https://insider.dn.pt/wow/worten-game-city/18936/, o mercado gaming de Portugal já estava valendo à época cerca de 250 milhões de euros. Além disso, de acordo com uma pesquisa desenvolvida pela fintech Revolut, março de 2020 ficou marcado no país por um aumento de 136% em compras de PlayStations, sinal de que está atraindo cada vez mais gamers. Por sua vez, o Brasil também se destaca nesta indústria, e numa escala ainda maior. De acordo com a Pesquisa Game Brasil 2020, estimou-se que 73,4% dos brasileiros têm o hábito de jogar online, principalmente através dos seus smartphones.
Pela contribuição que esta indústria representa para a economia, a quantidade de jogos geralmente associados ao ambiente offline que vem sendo adaptada ao digital não para de crescer. Um desses exemplos é o célebre Ticket To Ride, um jogo que se desenrola num mapa e cujo objetivo é ligar cidades através de ferrovias. Pela popularidade destes jogos, também são criadas plataformas online que reúnem os seus jogos de tabuleiro favoritos. Exemplo disso é o site Board Game Arena, que disponibiliza gratuitamente um portfólio de jogos como o Terra Mystica, que possibilita jogar com pessoas desconhecidas.
De fato, o setor de jogos vem se transformando, e a aposta na democratização dessa forma de entretenimento é umas das prioridades dos desenvolvedores. Capazes de chegar a qualquer pessoa e a qualquer lugar, o setor apresenta vantagens consideráveis não só para a economia, mas também para o desenvolvimento do raciocínio e para a concentração, o que beneficia o social como um todo.