Franchising tem crescimento recorde e é responsável por 8,3% do PIB de Portugal

Da Redação

 

O franchising não para de crescer em Portugal e a consolidar a sua posição como um dos motores essenciais da economia nacional. Em 2023, o setor foi responsável por 8,3% do Produto Interno Bruto de Portugal, um número significativamente acima do ano anterior quando era 7,23%. Setores como os serviços e o retalho destacaram-se como cruciais para o aumento da faturação.

Nos dias 18 e 19 de outubro, algumas das principais empresas do setor estarão reunidas no Pátio da Galé para a 27ª edição da Expofranchise, a maior feira do gênero na Península Ibérica. Além de contar com stands de cerca de 50 marcas, palestras de especialistas e ser um valioso ponto de encontro de network, este ano a feira trará a Expofranchise Experience, um espaço interativo para os visitantes conhecerem melhor os produtos oferecidos.

De acordo com os dados da Associação Portuguesa de Franchising, o maior crescimento foi na faturação, com um aumento de 29,41% em apenas um ano, a passar de 17 mil milhões em 2022 para 22 mil milhões em 2023. Esta é a maior evolução já registada em Portugal. O número de marcas a operar no país aumentou 4,63%, de 518 para 542 em 2023.

“O crescimento do franchising tem um impacto significativo na economia nacional. Além disso, o aumento da faturação e a criação de empregos reforçam o consumo interno, gerando dinamismo em setores como serviços e retalho, que impulsionam o crescimento do Produto Interno Bruto e fortalecem a posição de Portugal no cenário econômico global, especialmente em áreas como o turismo e comércio”, explica Cristina Matos, secretária-geral da Associação Portuguesa de Franchising.

Em 2023, o franchising foi responsável por 185.423 postos de trabalho em Portugal, representando 27% do total de empregos no país. Esse número reflete um crescimento de 4,78% em relação ao ano anterior, quando o setor foi responsável por 176.956 empregos, reforçando a relevância e o impacto do franchising na economia portuguesa.

Os serviços correspondem a 57% do total de marcas, seguido pelo comércio, com 25%, e a restauração, com 18%. As franquias com investimento até 50 mil euros foram as que mais cresceram em 2023, sendo 71% do setor. De acordo com a Associação Portuguesa de Franchising, os segmentos de restauração e Fast Food lideram com 9,62% do total de marcas, seguidos por comércio especializado com 8,27% e retalho de moda, calçado e acessórios com 7,88%. Outros destaques foram cafetarias e gelatarias (7,12%), estética, saúde e bem-estar (6,15%) e mediação imobiliária (5,96%). Esses setores mostram uma grande diversidade de negócios e reforçam a vitalidade e o dinamismo do franchising em várias áreas da economia.

“A estrutura do franchising em Portugal mantém-se estável, com os serviços liderando o setor e o comércio e a restauração a seguirem. No entanto, o crescimento tem estimulado o aumento de franquias de baixo investimento, até 50 mil euros, permitindo maior acessibilidade a Pequenas e Médias Empresas (PME), o que diversifica e solidifica ainda mais a estrutura do franchising no país, aumentando a competitividade e a inovação nos modelos de negócios”, assinala Cristina Matos.

Cristina Matos é uma profissional com mais de 20 anos de experiência na área de franchising e gestão de retalho. Atualmente, exerce o cargo de Secretária-Geral da Associação Portuguesa de Franchising (APF), onde atua desde 2016

Expofranchise

A 27ª edição da Expofranchise traz grandes oportunidades de negócios e cerca de 50 marcas das mais diferentes áreas. Quem visitar a feira encontrará uma lista de participantes que abrange uma ampla gama de setores, como restauração (Portugália, Nata Lisboa, Fireaway Pizza, Seventh Brunch, Detroit SteakHouse, Enjoy Joy, La Mafia Se Sienta A La Mesa), saúde e bem-estar (Bodyconcept, Fitness Factory, Vivafit, CK Pilates, Techbody), imobiliário (Remax, UNU, Realty One, Home Tailors, Century 21), finanças (Maxfinance, Doutor Finanças), serviços especializados (Glassdrive, Melom, Chaviarte, Aqui, Midas, Lavanteria, Office Evolution, House Shine, Glassback, Vangor, House Confort) e distribuição (Grupo Auchan, Meu Super, Mosqueteiros), entre outros.

Na zona da Expofranchise Experience, as marcas demonstrarão como estão a integrar soluções tecnológicas nas suas operações e estratégias de crescimento. E não só. Nesse espaço, totalmente dedicado à interação, os visitantes poderão mergulhar em experiências de realidade virtual, participar em jogos interativos e apreciar como a tecnologia está a moldar o futuro do franchising.

Diversos negócios digitais e tecnológicos estão a expandir para o franchising. Um exemplo disso é a Assembly, uma escola de tecnologia para todas as idades, que traz uma imersão no mundo virtual. No experience, o franchising da Assembly terá o Job Simulador-Office Worker, com óculos quest, no qual o visitante poderá assumir o papel de um trabalhador numa empresa, onde terá de enfrentar tarefas como criar apresentações e redigir textos, além de participar em eventos da empresa. Já no jogo Gran Turismo, os aficionados pela velocidade poderão ter uma experiência imersiva de conduzir a altas velocidades, por meio de um carro VR e Óculos PS.

A 27ª edição da Expofranchise é uma realização da Associação Portuguesa de Franchising (APF) e conta com o patrocínio da Cofidis.

A Associação Portuguesa de Franchising (APF) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, constituída em 1987, e contribui de forma ativa para a dinamização do empreendedorismo em Portugal e a criação de negócios através do sistema de franchising.

É igualmente objetivo da APF a criação de parcerias e ligações privilegiadas com o meio acadêmico, a comunidade financeira e investidora. A APF quer afirmar-se ainda como interlocutor privilegiado junto do poder político e demais entidades públicas com intuito de dinamizar o mercado interno de franchising e alavancar a expansão internacional dos seus associados.

A APF disponibiliza junto dos seus associados a extensa rede de contactos internacionais com as quais a associação tem parcerias, bem como o acesso às principais associações mundiais de franchising no qual se faz representar mundialmente.

 

 

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